Festival de Arte e Tecnologia encerra neste domingo em Blumenau; evento é gratuito
Exposição ocorre no Museu de Arte de Blumenau
A primeira edição do Texneo Novum Festival, exposição inédita de arte e tecnologia que ocupa as principais salas do prédio histórico do Museu de Arte de Blumenau (MAB), termina neste domingo, 27. A visitação das obras de 12 artistas contemporâneos mais importantes de Santa Catarina é gratuita.
O projeto é uma grande celebração da arte contemporânea, da inovação e da criatividade. Com curadoria de Anna Moraes, desde setembro o Festival exibe trabalhos e investigações recentes de artistas do Estado que vêm operando nos últimos anos no tema-suporte-mídia tecnológica em suas produções e investigações poéticas.
Ao longo dos últimos dois meses, o festival apresentou obras que dialogam de alguma forma com a intersecção entre arte e tecnologia e pensam a fatura manual versus a fatura tecnológica da arte. Os artistas participantes são Diego de los Campos, J.P.F. Borges, Fran Favero, Romeu Silveira, Jonas Esteves, Pedro Gottardi, Bill Or, Babel, Bruno Bez, Leandro Vigas, Osmar Domingos e Mauricio Igor.
Os trabalhos variados, desde projeções até engenhocas que se mexem sozinhas, encantou tanto adultos quanto crianças, que percorreram as salas do MAB em visitas guiadas com escolas e tiveram um primeiro contato com a arte contemporânea.
“O interesse em arte e tecnologia emerge da busca por novas formas de expressão e da exploração de possibilidades criativas oferecidas pela inovação tecnológica. A tecnologia como suporte para a arte permite expandir os limites tradicionais, oferecendo novas ferramentas e plataformas para artistas explorarem e experimentarem”, diz Tailor Morais, diretor-executivo da Marte Cultural, produtora que idealizou o festival.
“Ao idealizar projetos que intersectam essas duas pontas, reconhecemos o potencial transformador dessa combinação, possibilitando a criação de experiências imersivas e inovadoras que dialogam com o público de maneira contemporânea e dinâmica”, completa.
Além das exposições, o festival promoveu oficinas, rodas de conversa, visitas guiadas e seminários. Para fechar a programação, nesta sexta, 26, o festival recebe o último encontro com artistas e especialistas para explorar a intersecção entre arte, tecnologia e inovação.
O Texneo Novum Festival é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O patrocínio é da Texneo com apoio do Museu de Arte de Blumenau, Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais e Prefeitura de Blumenau e Kalvelage Destilary. A realização é da Marte Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Leia também:
1. Novo Boulevard da Vila Germânica é danificado e três pessoas são atingidas após temporal em Blumenau
2. Quase 50 mil unidades ficam sem energia em Blumenau nesta quinta-feira
3. Saiba como encontrar objetos perdidos durante Oktoberfest Blumenau
4. Procon de Blumenau participa de encontro para investigar aumento de preços dos combustíveis em SC
5. Avião que partiu de Santa Catarina com cinco ocupantes cai em São Paulo; não houve sobreviventes
Veja agora mesmo!
Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes: