X
X

Buscar

Festival Gastronômico de Pomerode vai ter mais de 100 opções de pratos; confira datas

Evento acontece em julho

O 18º Festival Gastronômico de Pomerode vai promover um encontro da tradição germânica com ingredientes brasileiros adotados pelos imigrantes. De 4 a 21 de julho, cerca de 12 restaurantes servirão ao público receitas inéditas inspiradas no tema “Raízes Germânicas, Sabores Tropicais”.

Segundo as informações da organização, é a primeira vez que o evento lança foco sobre o lado tropical da chamada cultura brasileira de origem alemã.

Receitas inéditas

As receitas elaboradas terão alimentos que eram de consumo regular na então província de Santa Catarina, no século XIX. Cada estabelecimento criou um prato novo a partir de um ingrediente sorteado.

Entre eles: palmito, milho, aipim, melado, farinha de mandioca, batata-doce, banana, frutas cítricas, cachaça, café, cará e amendoim. O tema integra o festival às celebrações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

“Queremos sempre oferecer ao público experiências novas, mas sem perder conexão com a essência de Pomerode. É mais ou menos o que os imigrantes tiveram de fazer há mais de um século, adaptando a cozinha europeia aos hábitos e ingredientes que já existiam por aqui”, analisa o presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), Manfredo Goede.

Nesta edição, o trabalho de elaboração das receitas conta com a consultoria gastronômica do chef Willian Aimar, viabilizada por uma parceria entre Associação Visite Pomerode e Sebrae/SC.

Além dos chamados “pratos estrela”, que obedecem à temática de cada edição do festival, cada restaurante tem liberdade para explorar a própria identidade gastronômica em outros pratos do cardápio. Ao todo, serão cerca de 100 opções à escolha.

Todos os 12 restaurantes são reunidos num mesmo ambiente: o Pavilhão Municipal do Eventos de Pomerode. A programação completa, com todas as atrações do evento em 2024, está em elaboração e deve ser divulgada no mês de junho.

Leia também:
1. Prefeito de Blumenau participará de almoço com Bolsonaro nesta terça-feira
2. Identificado idoso de 85 anos encontrado morto na mata em Blumenau
3. Blumenau registra nova morte por dengue e chega 12 óbitos pela doença
4. “Não temos pressa”; após pausa em obras, administração do Colégio Anglo garante manutenção da unidade em Blumenau
5. VÍDEO – Professores da rede estadual fazem manifestação na rua XV de Novembro, em Blumenau


Veja agora mesmo!

Conheça o morador de Blumenau que já jogou no Metro, Vasco e até na Suíça: