Boa notícia para quem quer comprar a sua casa própria financiada pelo Programa Casa Verde e Amarela.
No último dia 8 o Diário Oficial da União publicou a portaria que autoriza o uso do FGTS para pagar prestações do Programa Casa Verde e Amarela. A portaria regulamentou a Lei 14.438, promulgada pelo Congresso Nacional em agosto, após a aprovação da Medida Provisória 1.107, de março desse ano.
A partir de 2023, o trabalhador poderá usar os depósitos futuros no FGTS para a compra da Casa Própria no âmbito do Programa Casa Verde e Amarela.
A medida já está valendo, mas como a Caixa Econômica Federal tem 120 dias para se adaptar à nova regra de contratação esse tipo de contrato só será feito a partir de 2023.
Mas atenção, esse mecanismo será valido somente para famílias com renda mensal bruta até 4.400 reais.
Na prática, a medida institui uma espécie de consignado do FGTS. Em vez de o dinheiro depositado mensalmente ir para a conta do trabalhador, será descontado para ajudar a pagar as prestações e diminuir mais rápido o saldo devedor do financiamento do seu imóvel.
Ao incluir os depósitos futuros do FGTS no pagamento das parcelas, o valor do financiamento liberado para quem quer a sua casa própria será maior, sem alterar o valor a ser pago de parcela.
O mercado imobiliário está na expectativa, também, para a correção do teto do valor do Programa Casa Verde e Amarela, para que mais famílias consigam comprar o seu sobrado ou apartamento em Blumenau.
Se você quer usar o seu FGTS e realizar o Sonho da Casa Própria clique aqui.