Divulgação

Estudantes que não foram contemplados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019.2 ainda podem conseguir o financiamento até o dia 23 de agosto, quando acaba o prazo para chamada da lista de espera. A pré-seleção foi iniciada na semana passada, dia 15, quando foram divulgados os nomes dos não selecionados na chamada única do Fies relativa ao segundo semestre desse ano. Já os comtemplados podem conferir o resultado o resultado no site do programa.

O Fies é ofertado pelo governo federal e é uma das formas de viabilizar o acesso dos brasileiros que não têm como arcar com o ensino superior particular. Com financiamento a juros zero, o Fies é voltado para estudantes com renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos. O Enem também é um dos critérios para poder participar do processo seletivo. É preciso ter feito qualquer edição do exame a partir de 2010 e obtido média igual ou superior a 450 nas provas objetivas e maior que zero na redação.

Graduação sem Fies

Quem deseja começar uma graduação, mas não têm condições de pagar as mensalidades das universidades particulares, mas não quer continuar pagando depois de formado, pode buscar alternativas ao Fies. As principais delas são as bolsas de estudo para faculdade. As que beneficiam um maior número de estudantes é o Programa Universidade para Todos (Prouni), que também é do governo federal, e o Educa Mais Brasil, este último de iniciativa privada.