X
X

Buscar

Figueira histórica que não resistiu ao ciclone será removida em Gaspar

Árvore será clonada pela Furb pela preservar história

A figueira histórica que completaria 90 anos em frente à Prefeitura de Gaspar será removida nesta sexta-feira, 28. No dia 13 a árvore não resistiu à força do ciclone extratropical e, desde então, está caída em frente a prédio.

Devido ao tamanho da árvore e à necessidade de uma grande equipe e maquinários, a rua São Pedro estará interditada até a subida do morro da igreja. A Superintendência de Trânsito estará presente no local para orientar os motoristas, garantindo a segurança de todos os envolvidos.

O serviço de remoção está previsto para ser totalmente concluído em um dia, com a galhada mais fina sendo cortada descartada, enquanto a parte dos galhos mais grossos e do tronco será cortada e armazenada, a fim de dar a devida destinação para a árvore histórica.

Clonagem

Para preservar a história e a memória da icônica figueira, a prefeitura optou por clonar a árvore utilizando a técnica de estaquia. Os galhos foram cuidadosamente retirados e enviados ao laboratório da Universidade Regional de Blumenau (Furb), onde pesquisadores especializados utilizarão substrato e hormônios específicos para clonar a planta.

A clonagem visa reimplantar uma cópia exata da histórica figueira no mesmo local onde ela cresceu ao lado dos cidadãos de Gaspar. O planejamento é que o clone esteja pronto para ser replantado na Praça da Prefeitura a tempo do próximo aniversário do município, em 18 de março.

“A Prefeitura de Gaspar reforça seu compromisso com a preservação do patrimônio natural e histórico do município, buscando garantir que a memória da Figueira continue viva para as futuras gerações”, ressatou a prefeitura.

Leia também:

1. “Febre” do frango frito: KFC, Yes Chicken e Americanitos chegam Blumenau
2. Homem encontrado morto no estacionamento da Havan, em Brusque, era blumenauense
3. Conheça empresa blumenauense que produziu o comercial com Cristiano Ronaldo e família
4. VÍDEO – Homem chuta placa de restaurante e é surpreendido por viatura da PM no Médio Vale
5. Vereadora anuncia que delegado Marchetti assumirá sua vaga na Câmara de Blumenau durante licença


Assista agora mesmo!

Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região: