Filas e urnas substituídas: chefe do Cartório Eleitoral faz balanço sobre eleições em Blumenau
Não foram registrados casos de boca de urna no município até o início da tarde deste domingo
Ele também comenta que os moradores de Blumenau aproveitaram o início do dia para exercer a cidadania, o que ocasionou formação de filas. “Esse conjunto de fatores foi o que constatamos nos locais de votação. Já no horário de almoço, ainda havia filas, mas bem menores. Acreditamos que neste final [de dia] ainda teremos filas para encerrar os trabalhos”, diz.
Ricardo salienta que todos os eleitores que comparecerem até as 17h na seção eleitoral, mesmo que tenha formação de fila, terá o direito de votar. “Não será encerrado enquanto tiver eleitores na fila que chegaram até as 17h”, enfatiza.
Substituição de urnas
O chefe do cartório comenta que quatro urnas apresentaram problemas técnicos e precisaram ser substituídas até as 14h30 deste domingo.
“Blumenau tem mais de 700 urnas, então simboliza até menos de 0,5%. É um índice pequeno, já esperado e rotineiro. Tem algumas outras ocorrências de menor vulto com a urna eletrônica, mas o técnico já foi lá, reiniciou a urna e fez funcionar. É uma eleição tranquila em relação ao aspecto técnico operacional”, avalia.
Ele também comenta que foram registradas denúncias de crimes eleitorais, como boca de urna, mas diz que a Polícia Militar foi até o local e não constatou o flagrante ou confirmou o caso.
Saiba tudo sobre as Eleições 2022:
1. Consulte nomes, números e informações dos candidatos
2. Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia da eleição
3. Conheça trajetória dos candidatos a deputado estadual de Blumenau
4. Confira carreira dos candidatos a deputado federal de Blumenau
5. Últimas notícias
– Assista agora:
Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições