Filme com influência do tarô e produzido por artistas LGBTQIAPN+ de Blumenau estreia nesta sexta-feira
Cartomancya conta com quatro possibilidades de finais diferentes
O média-metragem “Cartomancya”, produzido em Blumenau, com história inspirada no tarô, tem estreia marcada para esta sexta-feira, 4. O filme é dirigido e estrelado pela drag queen Persephone Ephemera Pepper. A produção, que fica por conta de artistas LGBTQIAPN+, foi realizada através do Prêmio Herbert Holetz.
A rua XV de Novembro é um cenário muito presente no Cartomancya, assim como a Ponte de Ferro, o Cemitério dos Gatos e também a OZ Bar e Disco. No entanto, apesar de mostrar belezas e pontos turísticos da cidade, o filme também aborda um lado crítico da cidade, apresentado através da visão e vivência do público LGBTQIAPN+.
“No filme tem um diálogo com ser de Blumenau. Até os traumas que são vividos por ser desta cidade, que é muito conservadora. Então, para nós, que somos LGBT, há sempre uma questão com a cidade”, relata a diretora.
Sobre o Cartomancya
A sinopse revela uma história centrada nas diversas possibilidades da vida. A protagonista Persephone vive um problema de quedas sucessivas, como se o chão estivesse a chamando. Para tentar resolver o dilema, ela consulta uma cartomante. Na ocasião, ela vê quatro destinos desenhados na mesa à sua frente. Tendo como base apenas as cartas, o telespectador pode escolher qual das quatro opções deseja para o fim da história.
O projeto é uma experimentação artística criada por uma equipe de jovens artistas LGBTQIAPN+, a maioria crescida em Blumenau. Produzido com um orçamento de R$ 15 mil, Persephone crê que Cartomancya tem potencial de mostrar a força que a arte autoral blumenauense pode ter.
“É um projeto que vem muito do coração, de uma vontade de fazer algo diferente. É algo que eu tenho muito orgulho de mostrar para cidade que pode ser feito em Blumenau, de mostrar que não é só de equipamento, estrutura e dinheiro que você faz um um filme, né? Porque foi de baixíssimo orçamento. Mas ele ele é muito real, por mais que seja completamente fantasioso, é muito real com uma questão de sentimentos e toda a equipe foi muito generosa e sincera com seu trabalho”, compartilha.
Assista ao trailer oficial aqui. O filme também contará com tradução e interpretação em Libras. O trailer em Libras pode ser conferido neste link.
Teatro-jogo-filme
Para a diretora, o Cartomancya se define como um “teatro-jogo-filme”. Afinal, apesar de ser um produto audiovisual, conta com o uso de muitas técnicas teatrais, além da participação de atores da área. Além disso, a produção inclui o telespectador no jogo de tarô, tanto pelas possibilidades de participar da história, escolhendo o final que deseja, quanto pelos próprios personagens, que são inspirados em cartas de tarô.
“Quis fazer algo diferente, que nunca foi feito antes, pelo menos não em Blumenau. É um teatro-jogo-filme. Teatro porque toda equipe é do teatro, a técnica é teatral, o jeito de simbolizar as coisas vem do teatro e não do cinema. Quis honrar minhas raízes de estudo, que é no teatro blumenauense. Porém, ele é jogável, tem quatro finais diferentes e fica híbrido com o cinema porque se tornou eterno. Diferente do teatro, que as coisas acabam quando a sessão acaba, o Cartomancya foi gravado e agora vai ficar para sempre”, diz Persephone.
Leia também: Companhia de Blumenau lança projeto de incentivo a espetáculos de dança e teatro de SC; saiba como participar
Surgimento do projeto
Cartomancya é um produto da pandemia de Covid-19. Idealizado em 2020, o filme surgiu a partir de sentimentos vividos pela diretora durante o isolamento social. Em um momento de desesperança, o projeto nasceu pela necessidade da artista em se movimentar, visto que a cena teatral estava interrompida.
“Eu me via sem saber o que fazer na situação que me encontrava, por ser uma artista independente (…) Eu começo a experimentar com audiovisual a partir da pandemia de Covid-19 porque pelo teatro a gente vive da presencialidade, né? A gente precisa que as pessoas estejam nos lugares. Só que daí a gente tem um monte de artista da cena que não tem onde se apresentar, já não tinha muito antes, e aí começa a recorrer para internet e para produção de vídeo como uma alternativa”, explica..
Algo especial
Formada em Teatro na Unicamp, durante a pandemia, ela retornou para Blumenau. De volta à casa dos pais, recorreu a algo que sempre esteve muito presente em sua casa: o tarô. Na época, começou a estudar mais o Tarô de Marselha e escrever o projeto, baseado na ludicidade.
“Eu trago a sessão de cartomancia como algo muito querido no meu coração, porque é algo que a gente sempre fez em casa, não o tempo todo, mas o momento de tirar as cartas era muito especial”, explica.
A estreia
O evento de estreia acontece às 20h de sexta, no Auditório Carlos Jardim, localizado no prédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais. A organização espera o público uma hora antes do evento para a distribuição de senhas. Ao fim da exibição, haverá uma conversa com a equipe.
Com uma proposta alternativa, a estreia contará com uma votação da plateia, para decidirem que final será assistido primeiro.
Também haverá exibições virtuais, que serão realizadas às 14h e 20h de sábado. Para garantir ingressos, basta acessar este link. Entre uma exibição e outra, aulas on-line e gratuitas de maquiagem drag serão ministradas por Persephone, as informações e inscrições podem ser conferidas clicando aqui. Depois, no domingo, às 20h, o filme será publicado no YouTube.
Assista agora mesmo!
Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região: