+

Fisioterapeuta que fez ‘dancinha’ com recém-nascido no bolso do jaleco é afastada no Vale do Itajaí

Vídeo viralizou nesta terça-feira, 15

A fisioterapeuta, que viralizou nas redes sociais, dançando com um recém-nascido no bolso do jaleco, durante uma sessão de atendimento no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, localizado em Itajaí, foi afastada das funções pela empresa terceirizada que presta serviços para o hospital.

O hospital, que é administrado por uma entidade privada, considerou o incidente como um caso isolado e emitiu um comunicado informando que estão sendo tomadas todas as medidas legais de maneira extremamente rigorosa. Além disso, afirmaram que estão em busca de identificar todos os indivíduos envolvidos na situação.

A empresa tercerizada lamentou o fato ocorrido com “profunda indignação à ação da fisioterapeuta”. Em nota, a prestadora de serviço informou que a fisioterapeuta foi afastada e que outras medidas cabíveis serão tomadas.

No fim da tarde desta terça-feira, 15, o Conselho Regional de Fisioterapia de Santa Catarina (Crefito10) publicou uma nota nas redes sociais, onde informou que caso seja comprovado que a pessoa no vídeo é uma profissional de fisioterapia, ela será suspensa do exercício profissional até a conclusão do processo ético disciplinar competente.

Vídeo

No vídeo, que está ganhando destaque nas plataformas online, uma fisioterapeuta está vestindo o uniforme do hospital e, ao mesmo tempo, entoando uma música que se tornou viral nas redes sociais, enquanto realiza movimentos de dança, tudo isso com o recém-nascido no bolso do jaleco. Além disso, é possível ouvir tanto a fisioterapeuta quanto a pessoa que está filmando rindo durante as imagens.

Denúncia

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) revelou que a denúncia foi encaminhada ao promotor responsável pelos assuntos relacionados à infância e adolescência, Diego Rodrigo Pinheiro, durante a madrugada desta terça-feira, 15. A denúncia será oficializada e mantida a análise.

A mulher que está segurando o bebê, de acordo com o Hospital Marieta, já foi devidamente identificada e é uma colaboradora contratada por uma empresa que presta serviços à instituição. O hospital também esclareceu que está em processo de identificação das outras pessoas que participaram da gravação do vídeo e que testemunharam a cena.

O que diz a Vitalle Fisioterapia

Nota de Esclarecimento

Nós da equipe de FISIOTERAPIA do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen,
viemos através desta, expressar nossa profunda indignação a ação da fisioterapeuta pertencente a nossa equipe, executando uma dança com um recém-nascido no bolso da roupa privativa.

Salientamos que somos uma empresa terceirizada que presta serviço de fisioterapia hospitalar ao HMMKB há mais de 5 anos e jamais tivemos situações semelhantes. Temos políticas de orientações aos profissionais e códigos de conduta que seguem fielmente os preceitos que regem a profissão.

Estamos estarrecidos com o absurdo da situação e informamos que a profissional foi
imediatamente afastada de suas funções e medidas cabíveis serão tomadas, frente a decisões do órgão regulamentador da profissão (CREFITO) e junto ao hospital.

Lamentamos que um fato isolado e imprevisível como este, possa macular a imagem de um bom trabalho realizado pelos demais membros da equipe e dos colaboradores do Hospital Marieta.

Reiteramos nosso compromisso com seriedade na prestação de uma assistência de qualidade e foco na melhor recuperação dos pacientes.

Nos solidarizamos com a indignação da comunidade frente a esse ato tão chocante e nos
colocamos à disposição para apuração e esclarecimento de todos os fatos.

Itajaí, 15 de agosto de 2023.

Nota do Conselho Regional de Fisioterapia

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região-Crefito-10, autarquia federal de fiscalização do exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, vem, por seu Presidente, Sandroval Francisco Torres, manifestar seu total repúdio à atitude cometida por possível profissional fisioterapeuta, a qual postou imagens na rede social manipulando um recém-nascido de forma indevida.

O Departamento de Fiscalização do CREFITO-10 já se dirigiu ao hospital onde ocorreram os lamentáveis fatos com o intuito de apurar a autoria.

Ato contínuo, caso comprovado se tratar de profissional fisioterapeuta, ocorrerá a suspensão cautelar do exercício profissional até a conclusão do processo ético disciplinar competente.

Por certo que uma inconsequente atitude isolada não irá macular a qualidade do serviço prestado pelos mais de 16.000 profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais catarinenses.

Nota da secretaria de Saúde de Itajaí

A Secretaria de Saúde de Itajaí irá solicitar ao Hospital Marieta Konder Bornhausen informações sobre quais medidas estão sendo adotadas em relação ao caso para garantia do bom atendimento à população itajaiense. No entanto, ressalta que a instituição é estadual e possui gestão privada, não cabendo à Secretaria o gerenciamento de condutas e avaliação dos profissionais contratados.

Nota do hospital

O Hospital Marieta vem a público manifestar sua completa indignação e repúdio com a conduta inapropriada e criminosa praticada e registrada em vídeo postado nas redes sociais por uma fisioterapeuta de empresa contratada, prestadora de serviços na instituição, manipulando indevidamente um recém-nascido.

Todas as medidas jurídicas – criminais, ético-administrativas e cíveis – estão sendo tomadas com o maior rigor possível, inclusive com apuração de colaboradores que filmaram ou participaram dessa cena lastimável, sem defender a criança.

Com 380 partos mensais em média, o Hospital Marieta tem no respeito e na humanização ao recém-nascido e às parturientes sua premissa de trabalho há várias décadas. Este ato isolado não pode manchar a imagem de centenas de profissionais que atuam na unidade e zelam diariamente cuidando dos bebês.

*Colaborou: Luiz Antonello

Leia também:

1. Ademar José Cassol, cofundador do Grupo Cassol, morre aos 83 anos
2. Aneel anuncia aumento na tarifa da Celesc
3. Empresa com escritório em Blumenau é denunciada por possível golpe milionário em todo o Brasil
4. Caso Jaguar: STJ confirma júri popular para Evanio Prestini
5. Dois caminhoneiros ficam gravemente feridos após colisão na BR-470, em Pouso Redondo


Assista agora mesmo!

Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo