Flautistas de Goiás e Rio de Janeiro se apresentam no próximo sábado na Igreja Luterana do Espírito Santo, em Blumenau

Apresentação do Duo Flustres é gratuita e aberta a toda comunidade

Os sons das flautas ecoam por Blumenau neste sábado, feriado de 7 de setembro. A série de Grande Concertos da Igreja do Espírito Santo traz à cidade pela primeira vez o concerto do Duo Flustres, com os flautistas David Castelo (GO) e Patricia Michelini (RJ).

Os dois apresentam solos e duos para flauta doce e obras que revisitam as sonoridades dos períodos renascentista, barroco e contemporâneo. O evento ocorre às 19h30, na Igreja Luterana do Espírito Santo, na Rua Amazonas, e é gratuito e aberto a toda comunidade.

“A flauta é para muitos um instrumento relacionado a iniciação musical, mas neste concerto veremos o som de flautas mágicas. Será maravilhoso, pois é um concerto único e encantador”, afirma o pastor Milton Jandrey.

Parceria artística

O Duo Flustres iniciou as atividades em 1996, com o objetivo pesquisar e divulgar o repertório para flauta doce de diversos períodos e estilos.

O forte entrosamento musical e pessoal entre David Castelo e Patricia Michelini, expandiu-se para uma parceria profissional de sucesso.

“O programa preparado pelo duo para este concerto em Blumenau explora, de um lado, as estruturas de imitação e diálogo na combinação das duas flautas; de outro, o discurso solitário e eloquente da flauta solista. Numa analogia às relações humanas, os monólogos flautísticos expressam as ideias e contradições de um pensamento, explicitados aqui em ricercares (procuras) e fantasias”, explica a artista Patricia Michelini.

“As relações entre os dois “seres flautas” desdobram-se em fugas (perseguições), imitações, que se encontram ou não, e diálogos, ora doces e empáticos, ora duros e discordantes”, complementa a flautista.

O programa da noite, intitulado “Monólogos, Diálogos, Fugas e Encontros,” traz obras que expressam as relações entre dois “seres flautas” – desde diálogos doces até fugas desafiadoras.

As duas primeiras peças contam com obras dos períodos renascentista e barroco, enquanto a terceira, com música contemporânea, incluindo a peça “Diálogos Cromáticos,”, composta por Patricia Michelini, inspirada na obra de seu pai, o artista plástico Enido Michelini.

Leia também:
1. Moradores conseguem controlar incêndio em residência antes da chegada dos bombeiros em Blumenau
2. Seguranças de boate dizem que homem morto na Via Expressa tinha “atitudes anormais” dentro de casa noturna
3. Com bandeira vermelha, setembro terá alta na conta de luz
4. Trânsito em Blumenau terá interrupções parciais nesta terça-feira; confira locais
5. Homem descumpre medida protetiva, agride companheira e é preso em Blumenau


Veja agora mesmo!

Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo