Foragido há mais de um ano é preso pela polícia, mas liberado por falta de vagas no Presídio de Blumenau
Este foi o segundo caso desta segunda-feira
Um foragido do sistema prisional de Santa Catarina, detido pela Polícia Militar na tarde de segunda-feira, 2, em Blumenau, foi solto por falta de vagas no Presídio Regional de Blumenau (PRB). Esse é o segundo preso liberado na mesma tarde por conta do problema com as vagas.
Denunciado pela prática do crime de organização criminosa em uma operação com 32 réus, o réu estava foragido há mais de um ano. Segundo o processo, que tramita em segredo de justiça na 3ª Vara Criminal da Comarca de Blumenau, a Polícia Militar cumpriu mandado de prisão em desfavor do homem.
Porém, não puderam o deixar no presídio, já que não há vagas disponíveis na unidade. A falta de vagas foi confirmada via contato telefônico com responsáveis pelo PRB.
Interditado parcialmente desde o dia 14 de novembro de 2019, pelo juízo de execução penal de Blumenau, a lotação máxima da unidade foi limitada a 620 vagas e foram estabelecidas outras 30 vagas rotativas/transitórias para atendimento de situações rotineiras e pontuais – como, por exemplo, prisões em flagrante e cumprimentos de mandados de prisões, ou outras situações a bem do interesse e das necessidades da administração prisional.
Atualização
Para garantir que o condenado não esteja mais foragido, foi determinado que ele ficará em prisão domiciliar até que possa ser transferido para o presídio.