Força-tarefa que fiscalizava medidas restritivas em Blumenau é encerrada
Órgãos responsáveis manterão fiscalização sem apoio da Defesa Civil
Após quase três meses de atuação, a força-tarefa formada para fiscalizar estabelecimentos e residências para o cumprimento das medidas restritivas na cidade foi encerrada nesta quarta-feira, 16.
Desde o dia 26 de junho, 2.672 atendimentos foram realizados. Neles, 129 autos de intimação foram lavrados e 143 estabelecimentos foram fechados após orientação. Também foram dispersas 330 aglomerações em locais públicos e privados.
As equipes também fizeram um trabalho para restringir o acesso das pessoas a praças e quadras públicas no município. Além disso, mais de 1,2 mil máscaras foram distribuídas.
“Pedimos que a sociedade continue a respeitar o distanciamento social e o uso de máscaras para evitar uma possível crescente no número de contaminações. Todos devem ser fiscais de si próprio e do outro”, comentou o secretário de Defesa Civil, coronel Carlos Olimpio Menestrina, na transmissão desta quarta-feira.
A força-tarefa foi coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) e contou com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária e outras secretarias municipais. Também participaram da ação, a Policia Militar, Policia Civil e 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros. Mais de 30 profissionais da prefeitura atuaram diretamente na operação, divididos em equipes que percorrem os bairros da cidade.
Caso os números voltem a subir, ela pode voltar a atuar na cidade. Ate lá, os órgãos competentes continuarão a fiscalização de possíveis denúncias de descumprimento das medidas sanitárias que continuam em vigor.
Cinturões noturnos da Seterb continuam
A Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) vai continuar fazendo os cinturões noturnos com o objetivo coibir infrações e consequentemente aumentar a segurança no trânsito. Além disso, o intuito é frear o crescimento de ocorrências mesmo em meio à pandemia, a fiscalização está sendo feita em pontos estratégicos da cidade, onde há maior incidência de ocorrências e registro de infrações de trânsito. A Seterb ressalta que nestas ações não será utilizado o radar móvel.