X
X

Buscar

Forças de segurança reforçam necessidade de denúncias sobre aglomerações em Blumenau

Segundo eles, fiscalização continua, mas nenhum estabelecimento foi interditado no último fim de semana

Neste fim de semana, assim como se tornou rotineiro em Blumenau, imagens de casas noturnas e bares lotados circularam as redes sociais. Vídeos compartilhados pelos leitores mostraram jovens dançando ser usar máscaras de proteção ou respeitar o distanciamento social.

De acordo com a Prefeitura de Blumenau, as ações de fiscalização das forças de segurança continuam acontecendo diariamente. Entre a última sexta-feira e domingo, 14 estabelecimentos blumenauenses foram abordados pela força tarefa. Porém, nenhum foi interditado. As visitas foram apenas orientativas.

Desde o dia 19 de fevereiro, a força-tarefa já realizou 645 abordagens. Neste mesmo período, 1.649 denúncias foram registradas. O trabalho envolve Defesa Civil, Guarda Municipal de Trânsito, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e as polícias Militar e Civil.

O Secretário de Defesa Civil de Blumenau, Carlos Olimpio Menestrina, pontuou também a importância de a comunidade centralizar as denúncias nos canais oficiais. Já que divulgações de imagens nas redes sociais não garantem a fiscalização.

Descumprimentos das medidas sanitárias definidas pelo governo do estado devem ser denunciados para a Defesa Civil pelo 199 ou para a Polícia Militar pelo 190. Dessa forma, o efetivo pode focar nos locais onde já há relatos de aglomerações.

O que diz o decreto

Divulgado no dia 30 de abril, o decreto estadual que liberou os eventos colocou algumas restrições aos locais que os organizam. Na matriz de risco grave, na qual Blumenau entrou na última sexta-feira, 15, o limite de ocupação destes estabelecimentos é de 150 pessoas.

Entretanto, este número é pouco específico levando em consideração a variedade de tamanhos dos estabelecimentos da região. Em outros casos, como no comércio e nos templos religiosos, o governo do estado determina a ocupação por porcentagem.

Casas noturnas, boates, casa de shows, pubs e afins podem funcionar entre 6h e 23h. Eles também podem usar os espaços para eventos sociais. Neste caso, deve ser levado em conta as regras definidas na Portaria SES nº 455.

Confira a posição da prefeitura na íntegra

As forças de segurança do município continuam realizando as abordagens pela cidade, no intuito de orientar a comunidade para as medidas restritivas impostas pelo Decreto nº 1.218, do Governo do Estado. Desde o dia 19 de fevereiro, a Força-tarefa já realizou 645 abordagens. Neste mesmo período, foram registradas 1.649 atendimentos através do 199 da Defesa Civil, ou pelo 190 da Polícia Militar.

O trabalho é coordenado pela Secretaria de Defesa Civil e envolve equipes da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), da Policia Militar, da Policia Civil e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, mais 40 profissionais estão atuando nos bairros da cidade.

Entre a última sexta-feira, dia 14, até a noite do domingo, dia 16, 14 estabelecimentos foram abordados pela Força Tarefa, no entanto, nenhum local chegou a ser interditado. Apenas visitas orientativas ocorreram segundo a Defesa Civil.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube