Formandos da Uniasselvi protestam pelo retorno das colações presenciais
Campanha #nosrespeiteuniasselvi busca chamar atenção da instituição
Estudantes da Fameblu, a unidade da Uniasselvi de Blumenau, organizaram um protesto pela retomada das colações de grau presenciais. Desde o início da pandemia, a instituição cancelou os eventos presenciais e ainda não anunciou um retorno das formaturas.
Em nota enviada para os alunos que se formam no fim desse ano e colariam grau no início de 2022, a Uniasselvi afirmou que a formatura continuará sendo feita por meio de ato institucional – ou seja, por uma publicação no site da instituição.
Com a hashtag #nosrespeiteuniasselvi, o estudante de Psicologia Jean Ferrari iniciou a manifestação. No texto ele explica que concorda que a suspensão de eventos presenciais foi necessária, mas que acredita que com a vacinação da população é possível retomar as colações no ano que vem.
“Mais uma vez, uma postura é tomada sem levar em conta o sentimento e desejo dos seus alunos e clientes! É sonho dos estudantes que acessam o Ensino Superior viver este momento inesquecível, e não podemos permitir que nos tirem isso!”, protestou Jean.
Na nota que foi divulgada aos formandos, a instituição havia deixado claro que a decisão partiu da garantia de saúde de todos os colaboradores e estudantes. Assim como as aulas, que seguem sendo realizadas de forma virtual.
“A Uniasselvi reconhece o desejo de nossos acadêmicos de celebrarem a sua conquista acadêmica junto de seus familiares e amigos, o que é perfeitamente compreensível e natural. Tais celebrações podem, evidentemente, ser organizadas e realizadas pelas próprias turmas de formandos, por meio de suas respectivas comissões de formatura, de acordo com suas preferências de locais e datas, e desde que observadas as medidas preventivas vigentes em cada localidade”, concluiu.
Repercussão da manifestação
A manifestação foi republicada por seis perfis desde a madrugada desta sexta-feira, 24. Sem contabilizar repubicações em stories. Somados, os três posts acumulam mais de 1,7 mil curtidas em apoio. Nos comentários, é possível perceber que o descontentamento é de muitos estudantes:
“Um absurdo isso! 5 anos estudando pra tirarem uma parte de nossos sonhos. Um grande descaso!”
“É lamentável demais após todos esses anos não podermos fechar esse ciclo da forma que sempre sonhamos e merecemos.”
“Estou passando pelo mesmo, 4 anos sonhando com a colação pra acontecer esse descaso, a Uniasselvi não tem respeito nenhum com os alunos, é um absurdo!”
“Ridículo, no momento estou pagando minha colação de grau, porque a Uniasselvi apenas nos deu UM DIPLOMA DIGITAL EM PDF. E ainda falaram que a colação de grau não tem nada ver com eles, que é da Free Life a responsabilidade. Uniasselvi sendo Uniasselvi.”
Confira a publicação na íntegra
A Uniasselvi informou por nota de orientação para aqueles que se formam no final deste ano 2021/2 (e que irão colar grau em 2022) que não será ofertado colação de grau presencial.
A justificativa é de que manterá como vem fazendo, colação de grau por publicação de ato institucional (isso mesmo, substituir um sonho por uma publicação no site).
Pasmem, informou para aqueles que se formaram durante a pandemia que não terão também direito a colação de grau presencial, indo ao contrário do que informaram quando suspenderam estes eventos (numa época que ERA totalmente justificável)!
Com os eventos liberados e com vacinação em grandiosa parte da população, é injustificável essa postura continuar!
Na região, outras Instituições já retornaram com as solenidades a meses, desde que os órgãos competentes liberaram tais atividades.
Ao que tudo indica a Instituição NÃO TEM PREVISÃO de retornar com a oferta das solenidades presenciais!
Mais uma vez, uma postura é tomada sem levar em conta o sentimento e desejo dos seus alunos e clientes!
Não podemos aceitar este absurdo! Se você é aluno da @uniasselvioficial junte-se a nós e compartilhe a #nosrespeiteuniasselvi
É sonho dos estudantes que acessam o Ensino Superior viver este momento inesquecível, e não podemos permitir que nos tirem isso!
Não permita deixar isso acontecer! A Instituição não pode permanecer nessa postura injustificável! Queremos colação de grau presencial ofertada pela Instituição!
Posição da Uniasselvi
Após observar a manifestação dos estudantes, a instituição emitiu uma nova nota reforçando o posicionamento:
A Uniasselvi está acompanhando atentamente o movimento de vacinação em todos os municípios do Brasil onde tem atuação. Portanto, coerente com as recomendações das autoridades sanitárias e os decretos governamentais vigentes, a Uniasselvi suspendeu temporariamente as festividades (eventos) de colação e adotou o modelo por Ato Oficial da Instituição, ou seja, entrega do certificado de conclusão de curso, conforme regras do Ministério da Educação. Todos os alunos foram informados previamente (em anexo).
Em relação ao retorno as aulas presenciais, a volta de qualquer atividade presencial ocorrerá ao passo que toda a comunidade acadêmica esteja imunizada. Para a Uniasselvi a plena segurança sanitária da nossa comunidade será item definidor para o retorno às atividades presenciais.