FOTOS – Como está reconstrução da casa de Mazin, músico de Blumenau que perdeu tudo em incêndio

Segundo o guitarrista, o processo está lento, mas acontecendo

O guitarrista Mazin da Silva, aos pouquinhos, está recuperando seus pertences e seus instrumentos. A casa onde ele morava com a esposa e os filhos, no bairro Itoupava Central, em Blumenau, foi atingida por um grande incêndio, em 4 de junho, e a família acabou perdendo tudo, desde roupas até instrumentos e equipamentos de estúdio.

Agora, dois meses depois, a família consegue enxergar esperança no futuro. Segundo o guitarrista, todos seguem morando em Navegantes, na casa de seus pais, para conseguirem continuar trabalhando tranquilamente e guardando dinheiro para recuperar o que perderam.

A família já iniciou o projeto de reconstrução da casa, que será reerguida no mesmo local que a antiga. Mazin explica que está em contato com uma empresa de construção, e que as obras de fundamento, que servem para apoiar a casa no terreno de forma segura, já começaram. Além disso, ele conta que agora está sendo possivel planejar a casa de forma que supra as necessidades de todos.

“Seguimos morando com meus pais, meus filhos dividem um quarto, eu fico com minha esposa. Ganhamos alguns móveis já, mas estamos guardando tudo para quando nossa casa ficar pronta. Ir morar de aluguel agora seria muito pesado, então fizemos essa opção de vir para cá e ir nos organizando aos poucos. Mas se as coisas seguirem dessa forma, em um ano já estaremos na nossa nova casinha”, explica Mazin.

Luta de Mazin: reconstrução lenta

Mesmo com todas as mobilizações que aconteceram na Internet, Mazin e família ainda precisam de muitos itens. Ainda faltam móveis para colocar na futura casa, roupas e coisas pessoais, e o que tem sido mais difícil: recuperar todos os equipamentos do estúdio.

Mazin ganhou um violão Martin USA GPC-15ME, que custa cerca de 2 mil dólares, e outros diversos presentes de amigos e parceiros de carreira, porém ainda faltam muitos itens para completar a “coleção” de todos os equipamentos, como computadores, máquinas e instrumentos, que possuíam antes, em casa.

“Além do estúdio, temos a casa também. O dinheiro que foi doado pra gente já está nos ajudando muito, e vamos conseguir pagar os pedreiros, mas ainda precisamos das matérias de construção. Se conseguíssemos doações dessa parte, poderíamos gastar o dinheiro com outras necessidades. Mas um passo de cada vez”, conta.

Apesar de todas as dificuldades que tem passado, Mazin conta que a família se surpreendeu com a força da Internet e todo o apoio que recebeu. Ele explica que não sabia que seu trabalho era conhecido nacionalmente, e nem que era tão querido pelas pessoas.

“Ficamos muito agradecidos com tudo, não imaginávamos que eramos queridos e tão conhecidos dessa forma. Ficamos felizes demais com tudo isso, até porque é resultado do nosso esforço também. Nós fazemos o bem para os outros, e no nosso momento de mais necessidade, isso voltou para nós. Com essa força, aos poucos, reconstruiremos tudo”, comenta.

Na época do acontecimento, Mazin e os filhos compuseram uma música sobre como superar a situação. Chamada “Coragem”, ela foi lançada nos streamings de áudio na última sexta-feira, 4. É possivel ouvir através do link.

Pessoas interessadas também podem ajudar doando todo e qualquer valor para o pix mazinhoguitar@gmail.com (em nome de Gilmar da Silva) ou pela campanha www.abacashi.com/p/ajude-mazin-silva.


Assista agora mesmo!

Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo