Fotos: Como foi o simulado de emergência nos CEIs de Blumenau

Juntos, os simulados realizados em escolas e Centros de Educação Infantil abrangeram cerca de 35 mil crianças e adolescentes

A prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, nesta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5, o simulado de emergência nas 123 unidades educacionais. No primeiro dia foram as escolas e no segundo, os Centros de Educação Infantil (CEIs).

A ação integrou o calendário de ações do Julho Laranja, voltado para a conscientização e prevenção de desastres. Faz parte da política de prevenção adotada pela Semed desde 2013, com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam nas unidades. A novidade deste ano foi a realização do simulado na educação infantil.

“Esse treinamento com Centros de Educação Infantil é inédito no país”, destacou a secretária de Educação, Patrícia Lueders. “A prevenção é sempre a melhor saída e quando falamos de educação infantil, a evacuação em uma situação de emergência exige mais cuidado, porque envolve crianças menores e bebês”.

Juntos, os simulados realizados em escolas e CEIs abrangeram cerca de 35 mil crianças e adolescentes em toda a cidade. No CEI Edgar Sasse, no bairro Fortaleza, o exercício contou ainda com a participação da Defesa Civil e dos Bombeiros. Para dar mais veracidade ao treinamento, foi utilizada máquina de fumaça no refeitório e uma servente fingiu estar ferida.

Em quatro minutos, todas as 192 crianças que estavam no CEI foram levadas pelos professores para a rua e com mais dois minutos chegaram ao local sinalizado como abrigo, na Associação Flórida. Nesse mesmo tempo, chegaram os bombeiros e, logo em seguida, a equipe da Defesa Civil.

“Já tivemos o curso de primeiros socorros e agora esse simulado. Esse tipo de treinamento que a secretaria promove conosco é bem importante. Agora, nós profissionais sabemos como temos que agir em um caso real”, afirmou a diretora do CEI, Elissandra da Silva Viana.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo