FOTOS – Em mais de 30 anos, prédio da 1ª DP de Blumenau nunca foi reformado e apresenta defeitos
Espaço é considerado inadequado para atendimento ao público e atividades policiais por profissionais que atuam no local
Há mais de 30 anos, a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Blumenau fica localizada na rua Pandiá Calógeras, bairro Jardim Blumenau. Diferente de outras delegacias do município, o prédio utilizado é considerado pelos próprios profissionais que trabalham no local inadequado para o atendimento ao público e às atividades policiais.
O local nunca recebeu uma grande reforma e tem aparência precária, com rachaduras, fios soltos, buracos no teto devido a infiltrações, entre outros defeitos. Uma das principais reclamações também é a falta de acessibilidade para idosos ou pessoas com deficiência para acessar a 1ª DP. Existe apenas uma escadaria, e no segundo andar é que são realizados os atendimentos. Ou seja, é obrigatório o uso da escada para quem precisa ser atendido.
Além disso, segundo informações internas apuradas pela reportagem, a Vigilância Epidemiológica já detectou que há o mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, nas árvores nas proximidades.
Veja fotos
Nestes mais de 30 anos, o prédio nunca recebeu uma reforma e, com isso, o local vai ficando cada vez mais inadequado e precário. Policiais que trabalham no local e preferiram não se identificar afirmam que o prédio não é um bom local de trabalho.
Em 2020, o Governo de Santa Catarina havia doado o prédio onde funcionava a Exatoria Estadual, no final da rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, para a 1º DP. Porém, conforme apurado, a empresa que havia ganho a licitação do projeto de reforma acabou desistindo e, assim, estagnando a mudança.
A reportagem de O Município Blumenau tentou contato com o comando geral da Polícia Civil de Santa Catarina solicitando um posicionamento e perguntando se existe alguma previsão para reformas ou mudança do local. Em poucas palavras, a assessoria do comando geral não respondeu os questionamentos e sequer informou se haveria uma resposta ou não por parte do comando.