FOTOS – Há 70 anos Blumenau parava para ver a passagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima pela cidade
Imagem da Virgem Caminheira veio de Portugal e visitou a cidade no dia 4 de julho de 1953
Há 70 anos, no dia 4 de julho de 1953, a imagem de Nossa Senhora de Fátima visitava Blumenau. Aproximadamente 20 mil pessoas aguardavam ansiosamente para ver a passagem da Santa que veio de Portugal.
Na época, a imagem estava realizando uma viagem de peregrinação por vários cantos do mundo. Além de Blumenau, em Santa Catarina ela passou também por Brusque, Gaspar, Itajaí, Nova Trento, Camboriú, Tijucas e Biguaçu, segundo informações publicadas na capa do Jornal O Estado (Florianópolis), no domingo, 5 de julho de 1953. Depois, a próxima parada foi Porto Alegre (RS).
Como foi o roteiro
Blumenau realizou uma programação festiva para receber a imagem da Santa. No jornal da época, A Nação, foi divulgado o roteiro que Nossa Senhora de Fátima fez.
Vinda de Itajaí, a imagem chegou em Blumenau às 10h30 do dia 4 de julho de 1953. Ela foi recebida e colocada, com o toque festivo de cornetas, em um carro triunfal. Com um cortejo feito por motocicletas, a imagem foi conduzida até a Prefeitura de Blumenau, por uma ala de honra militar.
Durante o trajeto, a imagem passou rapidamente pelo Hospital Santo Antônio, para abençoar os doentes. Às 10h45 a imagem foi recepcionada, na Prefeitura de Blumenau, pelo Padre Vigário, as pessoas da igreja, as autoridades civis e militares e pelo povo em geral, com um coro do hino da Rainha de Fátima: Ave Maria.
Em seguida, o prefeito Hercílio Deeke fez uma saudação oficial com a entrega das chaves da cidade. Às 11h, a imagem foi conduzida para uma procissão na rua XV de Novembro até a Igreja Matriz.
Depois, se dirigiu pelas ruas Padre Jacobs e 7 de Setembro para o ginásio do Colégio Sagrada Família. Lá, às 12h a imagem peregrina foi colocada no trono para receber as homenagens de todos os devotos.
Diante da imagem, foi celebrada a missa campal com cânticos, pregação e a reza do terço. Também aconteceu uma benção geral para todos, e outra em especial para as crianças e os doentes.
Às 13h foi o momento de despedida. O professor João Mosimann fez um discurso e, posteriormente, a imagem foi conduzida até Brusque, com um cortejo de automóveis daqueles que desejaram acompanhar o trajeto.
Veja fotos
Assista agora mesmo!
Bolinho de batata-doce com atum: aprenda a preparar receita saudável e saborosa: