X
X

Buscar

FOTOS – Saiba como estão as buscas por menina de um ano e meio que segue desaparecida em Rodeio

Ela foi vítima das fortes chuvas da semana

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e o Corpo de Bombeiros Voluntários da União continuam as buscas por uma menina de um ano e meio, que segue desaparecida após um grave deslizamento de terra no bairro Pico, em Rodeio.

Atuam de forma conjunta e coordenada quatro equipes compostas por bombeiros militares, voluntários e comunitários. São membros da Força-Tarefa 03 (Blumenau), Força-Tarefa 13 (Balneário Camboriú) e Bombeiros Voluntários da União (Ascurra).

Os principais recursos disponíveis para as equipes são três cães de busca, duas mini retroescavadeiras, três motobombas de água suja e um drone.

Os cães de busca são coordenados por bombeiros militares cinotécnicos, formando duplas chamadas de binômios. Para atuar, segundo o protocolo do CBMSC, o cão necessita ser qualificado em provas de certificação. Os binômios em ação em Rodeio são: 3º Sargento Romão e cão Bravo, Cabo De Souza e cadela Zaara e Cabo Fumagalli e cão Hunter. Os três possuem ampla experiência em grandes operações, tendo sido utilizados com enorme sucesso em Brumadinho (2019), Petrópolis e Recife (2022).

Já as mini retroescavadeiras são equipamentos menores, pesando menos de duas toneladas, que realizam uma intervenção rápida, leve e eficiente em áreas deslizadas. Ou seja, quando há uma indicação do cão no terreno, as máquinas substituem os homens com maior agilidade, mas sem causar destruição no cenário.

As motobombas de água suja são ferramentas utilizadas para desmanche de montes de terra com auxílio da água disponível na própria cena, como um córrego ou um lodeiro, por exemplo. A água em grande pressão reduz o volume de areia e desfaz o relevo, permitindo uma intervenção rápida e segura para o operador.

Por fim, o drone auxilia as equipes a observar situações de risco para as equipes, especialmente em caso de chuva durante o atendimento, além de mapear a área de atuação e distribuir as frentes de trabalho.

Os trabalhos iniciaram por volta das 7h e se encerram até às 19h.

– Assista agora:
Conheça os pratos típicos e mais pedidos da Festa Pomerana, em Pomerode