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Fritz Müller – Hub de Conhecimento comemora 27 anos de atuação em Blumenau

São 27 anos de uma história calcada na disseminação do conhecimento e, como resposta, um reconhecimento que vem crescendo em toda a Santa Catarina.

Os legados construídos pela Fritz Müller nessas quase três décadas de trajetória foram exaltados no evento de comemoração do aniversário na terça-feira, 15, na sede da instituição, em Blumenau, e em transmissão simultânea pelo YouTube.

Professores, colaboradores, clientes e a imprensa local se reuniram para a palestra de Gil Giardelli, especialista em inovação tecnológica, que falou sobre os impactos da inteligência artificial sobre a inteligência humana e os reflexos dessa relação no mundo corporativo.

Gil Giardelli trouxe uma abordagem sobre a Inteligência Artificial a favor da inteligência humana nos negócios. Foto: Daniel Zimmermann

“É uma satisfação olharmos para trás e vermos tudo o que desenvolvemos até aqui e o patamar de referência que conquistamos perante a comunidade. Nossa meta é continuar abrindo espaço para todas aquelas pessoas interessadas em crescer pessoal e profissionalmente, como uma instituição comprometida e que oferta soluções que atendem às demandas desse mercado em constante transformação”, afirma Everaldo Artur Grahl, diretor-presidente da Fritz Müller – Hub de Conhecimento.

A noite também foi marcada por homenagens e agradecimentos às parcerias cultivadas até aqui, a exemplo da Fundação Dom Cabral – eleita a 7ª melhor escola de negócios do mundo e que há 24 anos tem a Fritz Müller como associada e representante em Santa Catarina.

Everaldo Artur Grahl, diretor presidente da Fritz Müller, e Raquel Schürmann, diretora executiva da entidade. Foto: Daniel Zimmermann

“A Fritz Müller e a FDC têm muita coisa em comum, partilhamos dos mesmos princípios e valores. É uma relação de muito respeito e confiança, características essenciais quando estamos falando da disseminação de saberes”, comenta Marciene Macedo, gerente executiva da FDC.

Novo posicionamento institucional dá o tom que a entidade espera para os próximos anos

No seu aniversário a Fritz Müller também lançou sua nova campanha institucional, que reforça o posicionamento da instituição como hub de conhecimento.

A comunicação aborda a multiplicidade de conhecimentos e as diferentes facetas da instituição neste contexto.

Além disso, a essência da nova campanha é amplificada pela voz daqueles que se conectam com a Fritz Müller. Através dessas narrativas pessoais, é possível compreender como a instituição conecta pessoas para gerar resultados positivos.

Palestra mostra caminhos da inovação

Em sua abordagem, Gil Giardelli trouxe ao público várias reflexões sobre o papel do homem nos processos de desenvolvimento da tecnologia e o impacto da revolução tecnológica no trabalho e na sociedade de maneira geral.

Para ele, vivemos o nosso melhor momento social, com uma explosão de inteligência e uma nova era do conceito de inteligência artificial como aliado do progresso humano.

“Nosso desafio é desaprender modelos mentais desatualizados e obsoletos. Precisamos pensar o futuro e disseminar conhecimento, trazer à tona o choque de gerações para tirar o melhor proveito desses embates e conquistar novas formas de nos posicionarmos na sociedade – o que se reflete também nos negócios, com novas oportunidades e demandas”, comentou.

Gil destacou que estamos migrando de um cenário mercadológico pautado pelo B2B (negócios para negócios) e B2C (negócios para consumidor) para o H2H, ou seja, pessoas para pessoas, onde o universo do lucro passa a dar espaço ao universo do propósito.

“Vender só produtos e serviços está ficando para trás. É preciso entregar valores e experiências”, salientou, reforçando a necessidade de rever conceitos e formas de gestão.

“Já estamos num momento em que honestidade e humildade são características essenciais de um líder. Nas equipes, precisamos de mentes curiosas, criativas e ávidas pelo novo. Só assim as corporações vão atingir um patamar de excelência nessa nova era que conecta ciências com as virtudes humanas”, explanou.

Para atingirmos o que ele chamou de Sociedade 5.0, que coloca o ser humano e a educação no centro, ainda há um bom caminho a ser trilhado, no entendimento de que profissões serão extintas e outras vão surgir nas ondas de trabalho proporcionadas pela IA.

No entanto, segundo Gil, até o fim deste século frente aos avanços tecnológicos, será preciso sermos ainda mais humanos, debruçando esforços na alfabetização emocional, na curiosidade criativa e na sensibilidade social – na mesma proporção da exploração da IA.

“Sempre será preciso o toque humano para a decisão pelos melhores caminhos. A inteligência artificial nunca vai substituir a inteligência humana, pois ela só tem a face da adição. Nós humanos temos outras quatro faces que a máquina não deverá alcançar”, enfatizou, referindo-se a impulso, ética, moral e psicologia, que fazem do homem um ser com experiências e história.