Funcionários de SC são suspeitos de romper cabos de internet que conectam o Sul do Brasil
Uma das ordens judiciais foi cumprida no Vale do Itajaí
Na manhã desta sexta-feira, 2, a Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, com o objetivo de esclarecer sabotagens à rede de internet “backbone” em Santa Catarina. As ordens judiciais foram cumpridas em Brusque, Biguaçu e Palhoça, na Grande Florianópolis, e Forquilhinha, no Sul de SC.
A investigação é realizada pela Delegacia de Investigação dos Crimes contra a Fazenda Publica (DFAZ) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC). Na ação desta sexta-feira houve o apoio das Delegacias de Defraudações e de Lavagem de Dinheiro, ambas da DEIC/PCSC.
No contexto de redes de computadores, backbone é o nome do esquema de ligações centrais de um sistema de redes mais amplo. Neste caso, são redes de desempenho elevado e com dimensões continentais. A investigação aponta a suspeita de que funcionários de uma empresa terceirizada, insatisfeitos com as condições de trabalho, estariam danificando a rede como retaliação.
Em SC, os rompimentos de fibra backbone chegaram a deixar algumas cidades sem internet. No período do dia 15 de junho deste ano a 18 de junho deste ano, consta que houve 15 rompimentos de fibra em SC, sendo 11 com impacto ao backbone nacional que atende a região Sul. O material apreendido será analisado pelos policiais civis. Os crimes investigados são associação criminosa e dano qualificado.
Leia também:
– Previsão de chuva forte faz 29ª Stammtisch ser adiada para domingo em Blumenau
– GALERIA – Mesmo sob chuva, desfile de aniversário de Blumenau alegrou rua XV de Novembro
– Conheça detalhes de cinco casarões históricos de Blumenau
– Coach é preso suspeito de forjar o próprio sequestro em SC
– Bolsonaro se manifesta sobre atentado contra vice-presidente da Argentina; veja o que foi dito
– Eleições 2022: conheça todos os candidatos de Santa Catarina e do Brasil
– Assista agora:
Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região