X
X

Buscar

Fundação de Cultura causa polêmica após retirar faixa com linguagem neutra em festival de cinema LGBTQI+, em Florianópolis

Caso aconteceu na quinta-feira

Uma faixa com a frase “Sejam Bem-Vindes”, usando uma linguagem neutra, foi retirada do prédio do Centro Integrado de Cultura (CIC), que recebeu na quinta-feira, 25, o Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina – V Transforma.

A ordem de retirar a faixa foi feita pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que justificou a medida com base no decreto 1.329, que proíbe o uso de linguagem neutra em comunicações oficiais do governo e prédios públicos.

A retirada da faixa foi questionada pela organização do evento e Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC).

Nas redes sociais, a organização do festival divulgou uma nota onde informou que decidiu acatar a determinação da FCC, mas também reforçou a importância da preservação da linguagem neutra.

Apesar da polêmica, a assessoria do festival confirmou que o Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina – V Transforma continuará conforme o planejado até o dia 28 de novembro.

O que diz a organização do festival:

“A V Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina vem a público comunicar a retirada da adesivagem SEJAM BEM-VINDES da fachada do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC), espaço de realização do único e maior festival de cinema LGBTQIAPN+ do Sul do Brasil.

A equipe de produção da V Transforma foi comunicada, na noite de abertura do evento (22/11), que a presidência da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) comunicou via ofício o CIC para que providencie a retificação de qualquer material de divulgação que contenha o uso da escrita em linguagem neutra.

Com este comunicado oficial, a produção do festival, em diálogo com a sua assessoria jurídica, se colocou à disposição para acatar a recomendação, mensurando diferentes possibilidades para a não retirada do adesivaço SEJAM BEM-VINDES, preservando a linguagem neutra que acolhe todes.


Veja agora mesmo!

Batalhão da comédia: Palhaço Birita e Sargento Junkes contam piadas no Bar da Zenaide