Furb assina acordo de cooperação com universidade da Indonésia para intercâmbios de pesquisas e cultura
Muhammadiyah Malang University tem acordos com outras 25 universidades pelo mundo
A Universidade Regional de Blumenau (Furb) assinou na semana passada, um acordo de cooperação com uma universidade da Indonésia, Muhammadiyah Malang University (MMU). A parceria tem como objetivo fazer um intercâmbio entre professores, alunos e pesquisadores de ambas as instituições.
Atualmente, a Furb possui mais de 80 acordos de cooperação com universidades pelo Brasil e mundo, porém, para o coordenador de relações internacionais, David Bilsland, a assinada recentemente com a Indonésia tem diferenciais muito importantes.
“Apesar de termos essa quantidade de acordos, nem todas as universidades tem todos os cursos que a Furb tem, então abre nosso leque de oportunidade em outro pais, com as áreas comuns que as instituições possuem”, destacou.
A Furb é a primeira instituição da América Latina a selar um acordo com a MMU, que possui outras 25 parcerias com universidades ao redor do mundo. Além disso, essa também a primeira experiência da universidade de Blumenau com a Indonésia.
“Além desse ganho de mobilidade e troca de conhecimentos entre as universidades, com ensino e pesquisas, também entra no contexto de fazer ações colaborativas entre as universidades, usando recursos de informática, aulas síncronas e encontros entre turmas, entre culturas”, complementou David.
Luiz Carlos Barravieira Junior, cônsul da Indonésia em Blumenau, foi um ator importante na aproximação e conclusão da parceria entre as duas universidades. Na posição desde 2020, ele destacou a importância da proximidade com representantes das duas instituições para a assinatura.
“Vejo como um passo bastante simbólico. A historia da atuação do consulado sempre teve um viés muito comercial que é o principal, porém, acabou não dando tanta ênfase para outras pautas. Agora felizmente a gente conseguiu dar um viés além do comercial e esse projeto na área da educação já era algo que eu visava e pude ajudar”, afirmou.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube