X
X

Buscar

Furb consegue aprovação para abrir mestrado em Direito em Blumenau

Este será o 13º programa de pós-graduação stricto sensu da instituição

A Universidade Regional de Blumenau recebeu na manhã desta quinta-feira, 21, a aprovação para iniciar o mestrado em Direito. As propostas para cursos novos de pós-graduação são avaliadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do governo federal.

Este será o 13º programa de pós-graduação stricto sensu (que inclui mestrados e doutorados) criado pela Furb. Destes, quatro são para nível de doutorado. O curso presencial contará com 20 vagas.

“A aprovação dessa oferta para Blumenau vem coroar um esforço sistemático e um investimento muito forte que a Universidade tem feito nos últimos anos para ofertar essa formação. A Furb se diferencia das demais instituições da região que só têm cursos de graduação, justamente pelo fato de contar com esses programas stricto sensu”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Cultura da FURB, Oklinger Mantovanelli.

Com a aprovação, o colegiado do Centro de Ciências Jurídicas, dirigido pelo professor Feliciano Alcides Dias, começará a preparar o calendário de inscrições e início das aulas para ser divulgado no próximo semestre letivo.

“O programa de mestrado sediado na Universidade de Blumenau é um desejo histórico da região. Trata-se do fruto obtido a partir de um trabalho de equipe, cujas bases foram gestadas ao longo de muitos anos. Nosso compromisso a partir de agora é tornar este mestrado referência nacional para as grandes questões jurídicas que dinamizam a sociedade contemporânea”, comemorou Dias.

Curso de Direito da Furb

Um dos argumentos levantados pela instituição à Capes foi a atuação do curso de Direito na comunidade. Há anos, os estudantes e professores da graduação atuam com projetos de formação jurídica comunitária, de garantia ao direito de moradia, de sustentabilidade e economia solidária, prevenção a desastres sócio ambientais, além de direitos humanos.