Furb Federal: movimento divulga carta aberta aos trabalhadores

Intenção é criar parceria com a UFSC Blumenau

O movimento comunitário Furb Federal, criado para incentivar a federalização da universidade de Blumenau em parceria com o campus da UFSC na cidade, divulgou uma carta aberta à comunidade da região.

“Acreditamos que somente desta maneira seja possível proporcionar a perspectiva de que trabalhadores e trabalhadoras tenham de fato uma alternativa para o ensino superior público, gratuito e de qualidade na região”, reforçou o movimento, se referindo à união entre as duas universidades.

Confira a carta na íntegra:

Carta aberta aos trabalhadores e trabalhadoras da região

Expansão do ensino superior gratuito no Vale do Itajaí requer a criação de uma nova universidade federal que inclua a FURB e o campus da UFSC em Blumenau

O ensino superior gratuito é um sonho antigo de trabalhadores e trabalhadoras da região, e consequentemente, de suas famílias. A Universidade Regional de Blumenau (FURB) resulta dessa mobilização, com a sua criação em 1964 decorrente de reivindicações coletivas. Embora seja uma instituição pública, a FURB não consegue ofertar vagas gratuitas, por falta de financiamento governamental. Por isso, a luta em torno da federalização da FURB é histórica. Em 2013, o engajamento em torno dessa reivindicação gerou a criação de um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau. Prestes a completar dez anos, o campus prepara agora a sua ampliação. A expansão do ensino superior gratuito no Vale do Itajaí exige a criação de uma nova universidade federal que contemple a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Acreditamos que somente desta maneira seja possível proporcionar a perspectiva de que trabalhadores e trabalhadoras tenham de fato uma alternativa para o ensino superior público, gratuito e de qualidade na região. Por meio da união FURB + UFSC Blumenau, renovamos as esperanças de que as duas instituições juntas, possam unir esforços pela construção de uma única Universidade, a Universidade Federal do Vale do Itajaí. Somente essa união pode gerar a criação de uma grande universidade, pública, gratuita e de qualidade, como precisa e merece há tanto tempo a nossa população regional.

Criada em 1964, a FURB é a universidade mais antiga do interior de Santa Catarina. Nos seus quase 60 anos de história, formou mais 60 mil egressos. Com 74 cursos criados (nem todos ativos), 13 mestrados, 4 doutorados, a FURB conta com uma comunidade acadêmica de quase 8 mil alunos, a maioria trabalhadores, por isso a grande oferta de cursos noturnos. Atualmente, mais de 2,5 mil estudantes dependem de bolsa para se manter na universidade. A instituição se consolida pela pesquisa, ensino extensão e dispõe de uma infraestrutura de 310 laboratórios e mais de 200 salas de aula, podendo atender de forma imediata a 15 mil vagas em todas as áreas. Presente em todas as áreas de conhecimento, a FURB se mostra com uma estrutura completa, o que garante uma expansão de vagas de ensino superior com rapidez e amplitude.

A luta em prol da federalização da FURB é um movimento que remete a pelo menos desde 2002. Em 2008, um plebiscito e abaixo-assinados foram organizados expressando a vontade popular da região em torno do tema. Qualquer aumento de vagas públicas no ensino superior da região que não envolva a FURB impactará profundamente a FURB e os servidores que estão sob este regime previdenciário. Por isso, estamos certos de que só há um caminho: a parceria entre FURB e campus da UFSC em Blumenau para fortalecer a criação de uma universidade pública, gratuita e de qualidade no Vale do Itajaí. Junte-se à nossa luta!

Leia também:

1. Defesa Civil alerta para alto risco de chuva e deslizamentos em Blumenau e região
2. Amigos organizam feijoada para ajudar pais de menino que morreu em Blumenau
3. Audiência pública faz pressão ao governo do estado para municipalização do Sesi em Blumenau
4. Saiba quem era o homem encontrado em rio perto da BR-470, em Rio do Sul
5. Populares no Instagram, blumenauenses no Canadá têm problemas com visto e precisam de ajuda


Assista agora mesmo!

Risoto de alho-poró com queijo brie: uma experiência irresistível:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo