Furb Federal: proposta é a segunda mais votada do eixo Educação no Brasil
Na próxima semana, uma comitiva do MEC estará na Furb e no câmpus da UFSC
Com mais de 8,5 mil votos, a proposta de criação da terceira Universidade Federal de Santa Catarina, através da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e do câmpus da UFSC, ficou na vigésima colocação nacional.
Além disso, no eixo Educação, a proposta foi a segunda mais votada. Ao todo, foram 8.580 votos. A proposta foi criada pelo movimento comunitário Furb Federal para incentivar a federalização da universidade de Blumenau.
Leia também: Furb Federal: movimento divulga carta aberta aos trabalhadores
Furb Federal: o que acontece agora?
Agora, o Brasil Participativo vai entregar um relatório com as 20 propostas mais votadas de cada área aos ministérios.
Os ministérios têm a responsabilidade de analisar os conteúdos. Em seguida, o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) elaborará um documento de devolutiva contendo o que foi incorporado e a justificativa do que não foi incorporado.
Depois disso, o Governo Federal tem até 31 de agosto para apresentar o Projeto de Lei (PL) ao Congresso Nacional. O PL será analisado internamente pela Câmara dos Deputados e Senado Federal. Os parlamentares ainda podem sugerir alterações ao PL. Após aprovado no Congresso, o PL volta ao Executivo para sanção do presidente Lula e vira lei.
O governo tem a responsabilidade de aplicar as ações previstas entre 2024 e 2027. Entenda tudo neste link.
Comitiva do MEC em Blumenau
Em junho, a coluna Poder Blumenau adiantou que uma comitiva do Ministério da Educação virá a Blumenau para fazer uma visita técnica na Furb e no câmpus da UFSC.
A data marcada para a visita era 10 de julho, porém, a comitiva vem na próxima terça-feira, 25. A equipe que vem ao município é composta pela secretária de ensino superior do MEC, Denise Carvalho, a diretora de desenvolvimento da rede de instituições federais de educação superior, Tania Mara Francisco, e a coordenadora-geral de normatização de assuntos estratégicos, Daniela Helena Oliveira Godoy.
De acordo com o MEC, serão feitas avaliações do estudo realizado pela Furb, além de conhecer e verificar as estruturas das duas universidades.
Assista agora mesmo!
Veja o antes e depois de moradora de Blumenau após transformação completa no visual: