Furb inaugura primeiro espaço público para carregamento de carros elétricos de Blumenau
Inauguração do espaço aconteceu nessa terça-feira
Blumenau agora conta com o primeiro espaço público para carregamento de carros elétricos. A inauguração do espaço, que fica localizado no estacionamento do Campus II da Universidade Regional de Blumenau (Furb), na rua São Paulo, no bairro Itoupava Seca, aconteceu nessa terça-feira, 16.
O novo equipamento foi adquirido em conjunto com a implementação do Laboratório Integrado de Tecnologia e Inovação Sustentável do Médio Vale do Itajaí (LITIS).
O espaço é de responsabilidade do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade de Blumenau, e contou com financiamento por meio de emendas parlamentares da ex-deputada federal Angela Amin. Uma parceria com a empresa Weg, de Jaraguá do Sul, também viabilizou o equipamento.
Além disso, o local para o eletroposto foi estrategicamente escolhido por estar inserido no Distrito de Inovação de Blumenau. Para o diretor do CCT, professor Fabio Perez, o espaço é muito importante para a comunidade e para inovações da universidade.
“Para a Universidade e o Distrito de Inovação de Blumenau, é importante pela tecnologia e inovação ligados à mobilidade sustentável. Vale ressaltar que há dois anos foi inaugurado, também no Campus II, o primeiro espaço público de carregamento de bicicletas e patinetes elétricos do Brasil. Assim, fornecendo infraestrutura aos principais meios de locomoção elétrica. Por fim, estes espaços funcionam como um laboratório vivo à toda a comunidade acadêmica”, comenta.
A ideia é que a população não dependa de espaços comercias para fazer a recarga dos carros. Por isso, nesse primeiro momento, como os custos não serão tão expressivos, o abastecimento será gratuito, e o funcionamento será em autoatendimento: o motorista recarrega o próprio veículo.
Na inauguração estiveram presentes o prefeito Mario Hildebrandt e autoridades do município, representantes da Weg, professores do Centro de Ciências Tecnológicas e membros das concessionárias dos veículos que fizeram o primeiro teste do novo equipamento.
*O texto tem informações do Centro de Inovação de Blumenau e da Universidade Regional de Blumenau (Furb).