A falta de dinheiro para pagar uma faculdade já frustrou e ainda decepciona muitas pessoas que sonham em cursar o ensino superior. Mas na Universidade Regional de Blumenau (FURB) essa situação pode ser facilmente resolvida, já que são várias as modalidades de bolsas e também o Crédito Educativo da Furb, o CrediFURB.

O CrediFURB é direcionado ao aluno que não tem condições de pagar todo o valor da mensalidade, e por isso, pode financiar até 50% do curso. Ou seja, se conseguir 50%, paga apenas metade do valor da mensalidade no período em que está estudando, e o restante – sem juros e apenas com atualização dos valores da mensalidade – após se formar.

“Foi feito para facilitar a vida do aluno. Não há consulta em SPC, é tudo feito pela universidade, sem consulta bancária, nem nada. O objetivo é dar ao acadêmico a oportunidade de pagar o curso no dobro do tempo”, destacou o Diretor da Divisão Financeira da Furb, Fernando Krambeck.

Ele ainda apontou que o valor financiado tem como limite 50%, mas pode ser menor. A porcentagem será analisada, após a solicitação do aluno, que também deve passar por um processo seletivo para conseguir o benefício.

O CrediFURB é mantido com recursos próprios da universidade, por isso, todo processo é feito unicamente e diretamente com a instituição, sem a necessidade de passar por bancos ou entidades financeiras.

As inscrições para os alunos participarem do CrediFURB são abertas sempre no início de cada semestre, com edital próprio da Universidade.

As informações de quais documentos são necessários e período para as inscrições estão disponíveis no site da universidade.

Bolsas

Conseguir uma bolsa nunca foi tão acessível. Na FURB são 20 modalidades diferentes para os estudantes. São descontos que vão desde 25% até 100% do valor das mensalidades.

As bolsas do artigo 170, que são disponibilizadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por exemplo, são destinadas para os estudantes economicamente carentes. Eles precisam passar por uma avaliação socioeconômica para serem aprovados. As bolsas podem variar de 25% até 100% do valor da mensalidade.

Outra opção é o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional, o Proesde. O projeto também é do Governo Estadual e dá aos acadêmicos, além dos descontos no valor das mensalidades, um curso de desenvolvimento regional realizado na universidade, com foco na pesquisa e extensão voltados à formação do cidadão.

Os valores das bolsas são de 75% e 100% para cursos. Para participar, os alunos passam por atividades aos sábados, com carga horária de 200 horas.

O Proesde também tem a modalidade especificada para cursos de licenciatura, voltado à formação de profissionais da educação. O valor da bolsa é de 100%, e os aprovados realizam um curso de extensão, com carga horária total de 200 horas, a serem cumpridas aos sábados.

Ou seja, em ambas as situações, além das bolsas, o aluno ainda constrói um diferencial no currículo, com os cursos que são disponibilizados.

O edital com todas as regras, requisitos e processo seletivo para a participação são publicados no início do semestre, juntamente com as bolsas UNIEDU.

A FURB ainda oferece bolsas de 40% para 16 cursos que são da área de licenciatura e formação social. São eles: Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências da Religião; Ciências Sociais; Dança; Educação Física; Geografia; História; Letras; Letras – Língua Alemã; Matemática; Música; Pedagogia; Química; Serviço Social e Teatro.

O benefício é concedido automaticamente na matrícula do estudante, até a conclusão do curso, desde que seja atendida a resolução 78/2014. Confira aqui os requisitos.

Para mais informações sobre todas as modalidades acesse o site da universidade, na aba Bolsas de Estudo.

Deixe uma resposta