Após longos meses de pandemia, muitas pessoas têm repensado sua atuação profissional e buscado novos cursos para reconstruir sua história. Para garantir o acesso de todos, em segurança, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) oferece inscrições gratuitas de forma online para os interessados em começar uma graduação em 2021.

O primeiro período de inscrições já foi finalizado e os aprovados já estão realizando matrícula. Os números impressionaram os professores. A quantidade de rematrículas foi acima da média histórica, com 95% dos alunos optando por continuar na universidade. O mesmo está sendo registrado com os alunos novos e transferências.

“Ficamos muito felizes por ter mais alunos inscritos nessa primeira chamada do que em anos anteriores. Isso refletiu também no segundo semestre desse ano. Isso mostra a seriedade dos nossos professores incríveis”, conta a reitora Marcia Espindola.

Para o Pró-Reitor de Ensino da universidade, Romeu Hausmann, isso é um reflexo do pioneirismo da FURB em liderar os processos de inovação e transformação na região. E a qualidade do ensino, é claro, foi mantida durante as aulas online. “Também estamos inovando nos projetos pedagógicos dos cursos, permitindo maior flexibilidade aos estudantes, investindo na constante capacitação dos professores, oferecendo recursos tecnológicos mais avançados e em maior quantidade, e trazendo para os currículos as habilidades e competências necessárias ao bom desempenho profissional”, informa.

 

Aulas remotas com qualidade

A FURB possui mais de 240 laboratórios e uma das maiores bibliotecas do estado, com aproximadamente 400 mil títulos, complexos esportivo, aquático, tecnológico e de saúde. Além de hospital veterinário, fazenda-escola, núcleo de práticas jurídicas e ambulatório.

Quando houve a suspensão das aulas presenciais, a universidade rapidamente iniciou as aulas de forma online. Atualmente, o FURB (OnLife) permite que os alunos possam optar por assistirem às aulas presencialmente ou permanecerem em casa – sempre seguindo os protocolos de biossegurança.

A rapidez se deu por conta de uma metodologia que já vinha sendo desenvolvida pela universidade desde o ano passado, que busca permitir que o estudante possa optar por assistir às aulas de forma presencial ou remota. O estudo, que começou no Centro Tecnológico da Universidade, acabou se tornando o embrião do FURB (OnLife) .

“Todas as mudanças que já ocorreram vieram para ficar, estão incorporadas ao DNA da FURB, mas não vamos parar por aí. Estamos trabalhando para oferecer cada vez mais cursos inovadores, alinhados com as demandas da sociedade, que tragam maior flexibilidade de escolha aos estudantes, que formem cidadãos éticos e comprometidos com a sociedade e que continuem a propiciar elevada empregabilidade aos nossos estudantes”, relata o Pró-Reitor de Ensino.

Como se inscrever

São 2.370 vagas disponíveis para os processos seletivos com o histórico escolar ou usando o Enem e mais 2.540 vagas para candidatos que já possuam diploma de ensino superior, queiram retomar sua graduação anteriormente trancada ou ainda transferir seu curso para a FURB.

Quem está na dúvida quanto ao curso de graduação pode se inscrever por histórico escolar em um e pelo Enem em outro. Caso seja aprovado em ambos, o estudante poderá escolher em qual irá ingressar.

São 53 cursos de graduação nas modalidades presencial. Além dos cursos tradicionalmente ofertados, a FURB também oferece sete novos cursos superiores de Tecnologia na modalidade EAD, todos na área de gestão e com mensalidades de cerca de 350 reais mensais.

“O modelo pedagógico adotado no EAD da FURB se diferencia pela qualidade, com produção própria de todos os materiais pelos docentes da Universidade e todos os alunos são assistidos pelos professores e não por tutores, além de dispor de recursos tecnológicos atualizados”, explica Hausmann.

O edital completo e as inscrições podem ser feitas no site da universidade. O prazo para inscrições vai até 1º de dezembro e os resultados saem no dia 4.

Deixe uma resposta