FURB proporciona bolsas para calouros de 2022
Universidade conta com mais de 20 modalidades de bolsas de até 100% para diversos cursos
Para quem pretende iniciar ou retomar os estudos em 2022, a Universidade de Blumenau (FURB) possui diversas oportunidades de ingresso. Após a matrícula, o estudante pode concorrer a bolsas de até 100%.
Atualmente a universidade conta com mais de 1,2 mil bolsistas. Dentre as possibilidades estão bolsas de monitoria, estágio, estudos, pesquisa, extensão, cultural e de esportes. A área da educação é destaque com ainda mais apoio aos alunos.
“2020 foi um ano atípico e ficamos bastante contentes com os resultados. Esperamos que no ano que vem tenhamos ainda mais bolsas”, conta Romeu Hausmann, Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante da universidade.
Aumento de piso salarial chama atenção de futuros professores
Nos cursos de licenciatura da FURB e no de Serviço Social, todos os matriculados garantem 40% de desconto do começo ao fim do curso. A bolsa é automática e garantida até a conclusão. O objetivo é incentivar a formação de professores na região. Recentemente a universidade também disponibilizou vagas para futuros docentes a partir do UNIEDU, que garante a gratuidade do curso e bolsas de ajuda de custos. Os cursos abrangem Blumenau, Jaraguá do Sul, Lages, Tubarão, Joaçaba, Laguna e Itapiranga.
“Acreditamos que teremos um aumento significativo de estudantes. A perspectiva para o semestre que vem é manter esses recursos estaduais e trazer novos editais para a licenciatura”, conta Lucymara Borges, Coordenadora de Assuntos Estudantis.
Para ela, a reformulação de salários dos professores e o novo teto salarial proposto pelo governo estadual têm contribuído para uma nova visão do campo de trabalho. Ela ressalta a importância do investimento na formação de professores.
Como ingressar na FURB
Mais de 2,5 mil vagas estão abertas para 49 cursos de graduação da FURB. Dentre eles bacharelados, licenciaturas e tecnólogos – presenciais ou EAD. Os processos seletivos abertos até o momento são para calouros ou estudantes que desejam fazer transferência para a FURB. As aulas têm início no primeiro semestre de 2022.
Para garantir sua vaga, é necessário apenas apresentar o boletim de desempenho do Enem ou o histórico escolar do ensino médio. O único curso que não participa desses dois processos é a Medicina. Este será o único a passar pelo vestibular da Acafe, que já encerrou as inscrições.
Ensino híbrido amplia facilidade de acesso às aulas
Na mesma semana em que as aulas presenciais foram suspensas a FURB iniciou o ensino mediado por tecnologia. Mesmo com as aulas ocorrendo presencialmente nos campi da universidade atualmente, o Furb OnLife segue para os estudantes que desejam ficar em casa por questão de saúde.
“Muitos estudantes foram beneficiados. Além de ser uma comodidade para quem mora longe, o tempo que era passado no transporte pode ser investido nos estudos. Sem contar na economia. Mas ainda vemos cada vez mais estudantes voltando ao presencial”, explica o Pró-Reitor.