X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por:

FURB proporciona bolsas para calouros de 2022

Universidade conta com mais de 20 modalidades de bolsas de até 100% para diversos cursos

Para quem pretende iniciar ou retomar os estudos em 2022, a Universidade de Blumenau (FURB) possui diversas oportunidades de ingresso. Após a matrícula, o estudante pode concorrer a bolsas de até 100%.

Atualmente a universidade conta com mais de 1,2 mil bolsistas. Dentre as possibilidades estão bolsas de monitoria, estágio, estudos, pesquisa, extensão, cultural e de esportes. A área da educação é destaque com ainda mais apoio aos alunos.

“2020 foi um ano atípico e ficamos bastante contentes com os resultados. Esperamos que no ano que vem tenhamos ainda mais bolsas”, conta Romeu Hausmann, Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante da universidade.

Além de oportunizar o estudo, muitas bolsas também garantem um destaque no mercado de trabalho, já que o estudante se envolve em projetos de pesquisa e extensão e se aprofunda na área profissional. Cada bolsa possui edital próprio, com seus requisitos, duração e porcentagem de desconto. Para conhecer todas elas, acesse o site da FURB .
Divulgação

 

 Aumento de piso salarial chama atenção de futuros professores

 

Nos cursos de licenciatura da FURB e no de Serviço Social, todos os matriculados garantem 40% de desconto do começo ao fim do curso. A bolsa é automática e garantida até a conclusão. O objetivo é incentivar a formação de professores na região. Recentemente a universidade também disponibilizou vagas para futuros docentes a partir do UNIEDU, que garante a gratuidade do curso e bolsas de ajuda de custos. Os cursos abrangem Blumenau, Jaraguá do Sul, Lages, Tubarão, Joaçaba, Laguna e Itapiranga.

“Acreditamos que teremos um aumento significativo de estudantes. A perspectiva para o semestre que vem é manter esses recursos estaduais e trazer novos editais para a licenciatura”, conta Lucymara Borges, Coordenadora de Assuntos Estudantis.

Para ela, a reformulação de salários dos professores e o novo teto salarial proposto pelo governo estadual têm contribuído para uma nova visão do campo de trabalho. Ela ressalta a importância do investimento na formação de professores.

“Precisamos mudar a visão que as pessoas têm da licenciatura. Acreditamos que teremos um cenário bem positivo no ano que vem para esses estudantes”, reforça.

Como ingressar na FURB

 

Mais de 2,5 mil vagas estão abertas para 49 cursos de graduação da FURB. Dentre eles bacharelados, licenciaturas e tecnólogos – presenciais ou EAD. Os processos seletivos abertos até o momento são para calouros ou estudantes que desejam fazer transferência para a FURB. As aulas têm início no primeiro semestre de 2022.

Para garantir sua vaga, é necessário apenas apresentar o boletim de desempenho do Enem ou o histórico escolar do ensino médio. O único curso que não participa desses dois processos é a Medicina. Este será o único a passar pelo vestibular da Acafe, que já encerrou as inscrições.

Todo o processo de inscrição pode ser feito online de forma gratuita. Estudantes que estão no 3º ano do ensino médio podem se inscrever com seu histórico escolar do 2º ano. Porém, o diploma de conclusão precisará ser apresentado na matrícula no ano que vem. Para quem vai se candidatar pelo Enem, são válidos quaisquer boletins de desempenho de 2010 até hoje. Já quem saiu do ensino médio há algum tempo, não precisa se preocupar, já que não há data limite para a conclusão.

 

Ensino híbrido amplia facilidade de acesso às aulas

 

Na mesma semana em que as aulas presenciais foram suspensas a FURB iniciou o ensino mediado por tecnologia. Mesmo com as aulas ocorrendo presencialmente nos campi da universidade atualmente, o Furb OnLife segue para os estudantes que desejam ficar em casa por questão de saúde.

“Muitos estudantes foram beneficiados. Além de ser uma comodidade para quem mora longe, o tempo que era passado no transporte pode ser investido nos estudos. Sem contar na economia. Mas ainda vemos cada vez mais estudantes voltando ao presencial”, explica o Pró-Reitor.

Com uma das maiores bibliotecas do estado, contando com cerca de 400 mil títulos, a FURB possui mais de 240 laboratórios, complexos esportivo, aquático, tecnológico e de saúde, além de hospital veterinário, fazenda-escola, núcleo de práticas jurídicas e ambulatório.