X
X

Buscar

Furb solicita recursos federais para construção de Centro de Referência Paralímpico

Foram solicitados R$ 2,35 milhões durante o Fórum Parlamentar

Nesta segunda-feira, 9, durante a realização do Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne 16 deputados federais e três senadores do estado na Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), um dos pleitos apresentados foi a solicitação da Universidade Regional de Blumenau (Furb) de recursos para a construção do Centro de Referência Paralímpico.

A Furb requisita que conste no orçamento federal de 2020 exatos R$ 2,35 milhões para a realização da obra. A universidade foi escolhida para ser um dos vinte novos Centros de Referência Paralímpicos do Brasil.

O convite veio do Comitê Paralímpico Brasileiro que, após relacionamento consolidado com o município de Blumenau, selecionou o complexo esportivo da Furb, onde são realizados os treinos do programa Paradesporto de Blumenau. A Universidade foi a única instituição de Santa Catarina indicada.

O Comitê Paralímpico Brasileiro busca concentrar os centros de referência nas universidades. Isso porque além da estrutura física, as instituições possibilitam o auxílio de psicólogos, nutricionistas e técnicos, através dos projetos de pesquisa e extensão que aproximam acadêmicos e atletas.

Sobre o Fórum Parlamentar

De acordo com o coordenador do Fórum, deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), esta é a primeira vez que a iniciativa é realizada e visa facilitar o trabalho de interlocução entre os parlamentares e os diversos segmentos da sociedade.

“Nos anos anteriores as pessoas iam a Brasília para que pudéssemos ouvi-las, muitas vezes em vários dias seguidos, o que gerava uma grande dificuldade, pois nem todos podiam comparecer a esses encontros ou acabava prejudicando o trabalho da própria bancada.”