Galegão terá museu, cervejaria e cafeteria como pontapé inicial para concessões
Objetivo é entregar toda a estrutura à iniciativa privada
O Ginásio Sebastião Cruz, conhecido popularmente como Galegão, poderá em breve ser entregue à iniciativa privada. O objetivo de realizar uma concessão é do secretário de Turismo, Parcerias e Concessões de Blumenau, Marcelo Greuel.
Segundo o secretário, ele vem se tornando obsoleto em meio a uma região que cada vez mais fomenta o turismo da cidade. Atualmente, o espaço não pode receber partidas de futsal e handebol em competições oficiais, por exemplo, por conta das medidas da quadra.
“Está se tornando um elefante branco. Ao lado temos o Parque Vila Germânica, logo teremos em frente o Mercado Público, no outro lado Centro de Convenções e tem também o Parque Ramiro Ruediger. O Galegão é uma grande construção que fica fora de contexto, parece um monstro jogado ali do lado”, afirmou Greul.
A intenção é que o Galegão seja entregue a empresas para transformá-lo em algo mais atrativo. Desse modo, as competições esportivas que ainda são realizadas no local poderiam ser realocadas para o Sesi, como já vem acontecendo com várias modalidades.
Um primeiro passo para isso ocorrer já foi dado. A prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto para entregar 1,5 mil metros da estrutura para a criação de um museu, na parte inferior do Galegão – sob o ginásio, espaço que atualmente é usado como depósito.
Além de um museu – do qual já há uma empresa interessada – o local teria também uma cervejaria, e acima, na entrada do ginásio, outros poucos metros seriam disponibilizados para abertura de uma cafeteria.
“Com isso acreditamos que deixaremos o Galegão mais atrativo ao empresário, vai dar mais visibilidade, aumentar o potencial. Com um museu vai ficar mais a cara da região, que é turística. Depois desse processo, aí então fazer a concessão total do espaço”, explicou o secretário.
Caso o projeto passe no legislativo, a secretaria já está com o edital de concessão bem adiantado e poderá lançá-lo em breve. A expectativa é que o contrato para o museu seja de 20 anos.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: