GALERIA – Chuvas causam alagamentos e deslizamentos em Blumenau e Gaspar
Veja fotos e vídeos das ocorrências registradas na região
Blumenau e outras cidades da região resgistraram diversos estragos neste fim de semana devido as chuvas fortes que estão atingindo Santa Catarina. Ruas alagadas, quedas de muros e árvores e deslizamentos de terra foram algumas das ocorrências atendidas por equipes da Defesa Civil no Vale do Itajaí.
Em Blumenau, até às 15h, a prefeitura havia informado cerca de 20 ocorrências, entre deslizamentos de terra, quedas de muro e barreiras. Outros casos de alagamentos pontuais também foram registrados por moradores em diversas regiões. Os bairros mais atingidos pelas chuvas foram Escola Agrícola, Ponta Aguda, Ribeirão Fresco, Nova Esperança, Fortaleza, Tribess e Itoupava Central.
Por volta das 13h30, por exemplo, a rua 1º de Janeiro estava com pontos de alagamentos. Alguns veículos se arriscavam ao passar pela via coberta pela água.
Ainda na região Norte, na rua Guilherme Sharf, na Itoupava Central, o CT do Metropolitano e a Associação da Altona também foram tomadas pela água e alagadas, como mostram as imagens abaixo.
Além disso, chamou atenção também um deslizamento da lateral da rua Elesbão Pinto, localizada no bairro Velha. O local foi isolado, mas os moradores seguem com medo que a via tenha novos deslizamentos e cause algum acidente com veículos que transitam por ali.
Gaspar
De acordo com a Defesa Civil de Gaspar, a cidade segue em situação de alerta por conta do grande volume de chuvas. Das 8h deste sábado, dia 26, até às 16h de domingo, 27, foram registrados 140mm de chuva.
Já foram registrados deslizamentos de terra em pontos da cidade. Ao todo 20 ocorências foram atendidas pela Defesa Civil até as 16h deste domingo. O nível do Rio Itajaí Açu segue dentro da normalidade, com 1,75m. As equipes seguem em plantão pelo 199 e em monitoramento de áreas de risco.
Entre as ocorrências registradas estão deslizamentos, alagamentos em via pública e residência, quedas de árvores, deslocamento de rocha. Os bairros mais afetados no momento são Margem Esquerda, Figueira, Belchior, Gasparinho, Bela Vista, Santa Terezinha, Sete de Setembro, Gaspar Grande e Gaspar Mirim.
A previsão do tempo aponta chuva contínua de moderada a forte até quarta-feira, dia 30. Por conta disso, a Defesa Civil pede que famílias que residem próximo a morros e encostas fique atento a pequenos movimentos de terra, escoamento de água com barro, entre e outros e acione o 199 ou pelo whatsapp (47) 99236-2147 em caso de qualquer situação para evitar maiores prejuízos.
– Assista agora:
Gustavo Bardim conta como é a vida na escola após vencer The Voice Kids