GALERIA – Com investimento de R$ 2 milhões, Blumenau terá centro cultural

Governo de Santa Catarina é o responsável pela obra

Blumenau foi selecionada para ganhar um centro cultural destinado a atividades voltadas à arte, educação, trabalho, renda e ambiente, entre outras relacionadas ao setor. Esse espaço, chamado de CEU da Cultura, será construído em um terreno localizado na rua Elza Mette, próximo ao número 199, no bairro Salto do Norte.

O cronograma de execução dos trabalhos vai ser indicado pelo Governo de Santa Catarina, responsável pela obra. Depois de concluído, o espaço será entregue à administração do município com todos os equipamentos necessários ao atendimento da comunidade.

A estrutura básica vai dispor de espaço para incubadora cultural, sala multifuncional, biblioteca e pátio coberto, além de ter áreas para a secretaria, banheiros, copa, vestiário e acervo técnico. A construção do núcleo básico em Blumenau faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e tem um custo básico estimado em R$ 2 milhões. A estrutura principal que será entregue posteriormente poderá ganhar novos módulos.

Centros culturais

Os centros culturais são estruturas de 300 a 500 metros quadrados, desenvolvidas a partir de projetos de referência fornecidos pelo Ministério da Cultura (MinC) e adaptados por equipes locais. Baseado em módulos, conta com um conjunto de usos que serão selecionados junto à comunidade, de acordo com as necessidades e potencialidades.

O núcleo básico é o programa de necessidades fixo e enxuto, pensado para funcionar individualmente ou ser o núcleo de infraestrutura para acoplagem dos módulos eletivos, quando implantados em conjunto.

O novo espaço tem potencial para democratizar as ações culturais públicas, oportunizando aos moradores de outros pontos da cidade o acesso aos bens e serviços, além daqueles concentrados na região central.

“Este importante equipamento vai ser um divisor de águas no segmento. Além de divulgar e promover oficinas e troca de conhecimentos, vai democratizar as atividades para as pessoas que ainda não têm acesso à cultura”, observa o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Oscar Grotmann.

Veja imagens do projeto do centro cultural de Blumenau

Leia também:
1. Quem é o homem que foi encontrado morto e sem documentos em Indaial
2. Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó: prefeituras divulgam horários dos serviços neste fim de ano
3. Saiba por que mulher de 102 anos foi homenageada pela Justiça Eleitoral em Blumenau
4. Brinquedos arrecadados em evento da Porsche Cup são entregues em Blumenau
5. Carro sai da pista e bate contra árvore, em Blumenau


Veja agora mesmo!

Queijo Kochkäse é produzido por família há mais de 20 anos na Vila Itoupava, em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo