X
X

Buscar

GALERIA – Com nova identidade visual, Oktoberfest Blumenau formaliza licenciamento de marca e terá itens oficiais à venda

Coração com símbolos que representa a cultura de Blumenau

A Oktoberfest Blumenau agora é uma marca licenciada. A novidade também é acompanhada da nova identidade visual da festa, cuja campanha foi lançada na manhã desta quarta-feira, 28, no Parque Vila Germânica.

Em evento cheio de autoridades, entidades e a realeza da festa, a Prefeitura de Blumenau anunciou as mudanças que celebram os 40 anos da festa em Blumenau. O lançamento da nova campanha e o licenciamento da marca, que permitirá a venda de itens oficiais, dão inicio a contagem regressiva para a festa. Neste ano a Oktoberfest Blumenau acontecerá entre os dias 9 a 27 de outubro.

Na oportunidade foi apresentado os detalhes da nova identidade visual, que consiste em um coração formado pelos símbolos e itens que marcam a festa como o barril e o caneco de chope, a linguiça, o chapéu de fritz, o traje típico e a música.

Protegendo o patrimônio

O consórcio formado entre as empresas Imply e Ispartner, vencedor da licitação de concessão de licenciamento de marca, terá o prazo de concessão de 120 meses, ou seja, 10 anos. Inúmeros itens poderão ser fabricados com a marca oficial da Oktoberfest Blumenau como canecos, camisetas, lembrancinhas, entre outros.

De acordo com o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, este é um momento especial que mostra a marca que seguirá neste ano e será divulgada em todos os cantos do país para mostrar a nova cara da Oktoberfest.

“Estamos protegendo o patrimônio de Blumenau e do Brasil ao licenciar a marca. Somos a primeira marca pública a ter processo de licenciamento e é um orgulho extraordinário. Vamos tirar as mensagens ruins que as pessoas tinham da festa, como a misoginia. A Oktoberfest chegou em um momento de maturidade, com 40 anos de história”, frisou durante o discurso no evento de lançamento.

O secretário também pontua que mesmo após a última edição da festa, que precisou superar as barreiras impostas pelas enchentes que atingiram Blumenau, a Oktober mostrou sua força, que continuará nas próximas edições da festa.

“A Oktoberfest é uma marca genuína de Blumenau e não pertence só ao município, mas ao Brasil. Temos que comemorar e celebrar. A festa é uma grande marca do turismo de Santa Catarina. Pode parecer mais um ato, mas nós estamos celebrando um grande evento, além de resgatar e proteger o nosso patrimônio cultural”, detalha.

Confira a galeria de fotos

Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, destacou que a proteção da marca era uma das promessas do governo atual. Segundo ele, muitos turistas levavam lembranças que tinham baixa qualidade e, consequentemente, deixam uma má impressão da festa e da cidade, além dos produtos com imagens sexistas.

“Isso tem que acabar. A Oktoberfest trabalhará isso com responsabilidade para fortalecer a marca que representa Blumenau”, afirma.

O prefeito também destacou que durante passagem pela Alemanha, em que teve a oportunidade de participar da abertura da Oktoberfest de Munique, ele constatou que a festa faz uma grande divulgação, viajando todos os cantos do mundo para atrair turistas. Na visão de Mário, isso é um investimento e leva ao crescimento e desenvolvimento da festa. Ele também defende que a principal festa de Blumenau deve ser divulgada em diversos municípios e estados do Brasil e fora dele, com o objetivo de atrair os turistas para o evento.

Luciana Vitorino, CEO da agência Ispartner, que trabalha com licenciamento de marcas em todo país, destacou a honra que é para a empresa poder representar a marca da Oktoberfest Blumenau no Brasil e no mundo.

“A marca pode chegar em novos horizontes com o licenciamento. Será um divisor de águas. O licenciamento faz o consumidor ficar com a marca fixa na memória. Teremos muitos resultados e vamos nos surpreender”, enfatiza.

Nova identidade visual

Marcelo afirma que o processo para produção da nova identidade visual foi longo e inúmeras ideias foram estudadas pela equipe até chegar a versão final do projeto. Ele frisa que o coração com os ícones da festa representam a essência da festa. “O preto significa força e elegância, e para comemorar 40 anos de história da Oktoberfest eu acho que ficou uma marca expressiva e bonita”, afirma.

“A marca é o coração que representa tudo que a festa quer oferecer na gastronomia, cultura e diversão. Ano passado mostramos que conseguimos resistir e reerguer”, citou o prefeito ao lembrar da edição anterior que mesmo com o impacto das enchentes teve um lucro milionário.

O secretário de Turismo ainda acrescentou que a equipe já trabalha no site, que será a plataforma do e-commerce e marketplace para aquisição de ingressos e os itens oficiais da festa.

Leia também:

1. Confira o novo horário de atendimento da Praça do Empreendedor de Blumenau
2. Homem com mandado de prisão por inadimplência de prestação alimentícia é detido em Blumenau
3. Afonso Padilha retorna para Blumenau para mais dois shows; saiba como comprar ingressos
4. Mega-Sena 2693: confira os números sorteados nesta terça-feira
5. Alunos do Entra21 apresentam 90 projetos de tecnologia nesta semana em Blumenau


Veja agora mesmo!

Icônico casarão rosa de Curt Hering foi primeiro de Blumenau a ter banheiro interno: