X
X

Buscar

GALERIA – Como ficou a revitalização do restaurante Frohsinn em Blumenau

Sábado, 9, as 13h30, acontecerá a abertura do espaço com a exposição Oktoberfest 40 anos.

Nesta segunda-feira, 4, ocorreu a entrega da revitalização do restaurante Frohsinn, localizado no Morro do Aipim, em Blumenau. O evento, que contou com a presença de autoridades, teve o objetivo de apresentar a obra de ampliação e revitalização do espaço. Sábado, 9, as 13h30, acontecerá a abertura do espaço com a exposição Oktoberfest 40 anos.

Conforme divulgado anteriormente pelo jornal O Município Blumenau, em julho, foi assinado o contrato de revitalização do espaço, cujo prazo de execução era de seis meses.

A revitalização e ampliação do antigo restaurante Frohsinn foi realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e conta com um investimento de mais de R$ 2 milhões.

Confira a galeria de fotos:

Foto: Eliz Haacke/O Município Blumenau
Foto: Eliz Haacke/O Município Blumenau
Foto: Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau
Eliz Haacke/O Município Blumenau

Entorno do Frohsinn

Além das obras no Frohsinn, a rua Gertrud Sierich e parte da rua Eduardo Laginski receberão pavimentação em concreto e melhoria da drenagem pluvial. Um imóvel também será desapropriado para alargar a via.

Segundo a prefeitura, as obras nas ruas devem durar seis meses. Orçada em cerca de R$1,9 milhão, a pavimentação será viabilizada por meio de financiamento junto ao Banco do Brasil.

Histórico do Frohsinn

O antigo restaurante Frohsinn foi inaugurado em 14 de agosto de 1969. Retomado pela administração municipal em 2012, por falta de cumprimento de itens da concessão remunerada anterior, o Frohsinn foi atingido, em agosto de 2014, por um incêndio que comprometeu mais de 50% da estrutura. As obras para reconstrução começaram em junho de 2015.

No decorrer de 2016, a empresa responsável pela obra decretou falência e os serviços foram interrompidos. Contudo, em agosto de 2016, a Prefeitura, via dispensa de licitação, contratou nova empresa para finalizar os trabalhos, cumprindo com a reconstrução da parte estrutural destruída pelo fogo.

Em 2018, foi definido um concessionário, mas a empresa vencedora apresentou um projeto de ampliação da área maior do que o permitido em edital e a prefeitura decidiu refazer o processo.

Uma nova concessão foi lançada em 2020, mas houve a rescisão do Contrato 273/2020.

Discursos

Éder Boron, secretário de Planejamento Urbano, diz que o lugar é um espaço muito importante para história da cidade, que promove cultura, lazer, entretenimento, entre outros. “Nos envolvemos tanto que em nenhum momento desacreditamos que poderíamos estar aqui hoje entregando isso, embora muitos acreditassem”, diz. Segundo ele, todos trabalharam e se empenharam para entregar o espaço, com muita dedicação. “Estamos deixando mais um grande legado ao final dessa gestão”., acrescenta. Segundo ele, o Frohsinn é uma das grandes entregas dessa gestão.

Marcelo Greuel, secretário de Turismo e Lazar, diz que visitou a obra todos os dias. “É um dos espaços mais importantes para a cidade, o adeus ficou para o passado e conseguimos entregar uma obra de qualidade”, comentou. “Aqui foi entregue um projeto e não me atrevo a dizer que está mais bonito que o original”, acrescentou. Ele salientou que o espaço nunca deixou de receber cuidados durante a gestão. “É uma entrega simbólica e estou emocionado”, avalia.

O deputado estadual e prefeito eleito de Blumenau, Egidio Ferrari, parabenizou o momento e disse que esse é um momento de orgulho. “A responsabilidade a partir do ano que vem é cuidado desse lugar especial, não só para os blumenauenses e que possamos ter esse lugar para presentear a todos e que sejam momentos especiais para todos. Temos o compromisso de cuidar desse lugar. Nós dá orgulho de morar nessa cidade e de cuidar e governar dessa cidade a partir do ano que vem”, discursou.

A vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, disse que ficou emocionada ao entrar no lugar. “Será um grande legado que vamos deixar para a nossa cidade. Enquanto muitos acharam ser um ato politiqueiro e que não sairia do papel, eu tinha certeza que iríamos entregar essa obra dessa forma”, discursou. Segundo ela, essa é uma história resgatada e que volta a ser entregue para cidade.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, disse que a próxima gestão terá bons desafios, como a concessão do espaço entregue na noite desta segunda-feira. Ele acrescentou que em breve acontecerá a pavimentação em concentro da rua para chegar até o Frohsinn. Agradeceu o trabalho dos envolvidos que fizeram o trabalho em tempo recorde. “Aconteceu, a gente entregou essa obra aqui, preciso agradecer a esse time”, agradeceu. “A Secretaria de Planejamento trouxe o que queríamos resgatar, o espírito do Frohsinn, de receber bem. De fato está bonito esse local, mas à noite ele brilha aos olhos. “Tenho memória afetiva com essa cidade, que é apaixonante na sua essência. Hoje só entregamos uma parte da história de Blumenau. Temos aqui a verdadeira casa da alegria de Blumenau, que é o Frohsinn”, acrescentou.

Leia também:
1. Grupo supermercadista de Blumenau abre nova unidade em Camboriú 
2. Três meses após instalação, furtos e vandalismo danificam estações de reparo de bicicleta em Blumenau
3. Operação do Samae pode deixar 11 bairros de Blumenau com falta de água nesta terça-feira
4. Mais três nomes para compor o governo de Egidio Ferrari são anunciados
5. Homem é preso após furtar maquiagem e comanda de mulher em casa de shows em Blumenau


Veja agora mesmo!

Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições: