Galeria: como foi a 1ª Feirinha do Garcia
Oficinas, livros, arte e skate marcaram o dia
O Greenplace Park, que fica na rua Prof. Gustavo Brandes, no Garcia, em Blumenau, se coloriu de uma forma diferente neste domingo, dia 18. Bonsai, artesanatos, brechós, livros e oficinas completaram o dia. E o melhor é que cada cantinho do local guardava uma mensagem cheia de amor pelo distrito: no chão a plaquinha estampava “I love Garcia”.
Bem parecida com a já tradicional “Feirinha da Servidão”, esta traz para dentro do chamado por muitos como “reino do Garcia”, a diversidade. E o ambiente é divertido para todas as idades. Enquanto crianças brincavam na oficina de slackline e se aventuravam na pista de skate, os pais aproveitavam para visitar os expositores. O evento representa a união de lazer e cultura em um local tão esquecido neste quesito.
É a primeira vez que Jhony da Silva, de 24 anos, e Ana Carolina Dorow, de 20, expõem os trabalhos da sua empresa, a CaktosAki, em uma feirinha. Os dois são moradores do Garcia, e já venderam as plantas em postos de combustíveis, entre outros locais da cidade. A primeira experiência foi ótima.
“A partir de agora vamos sempre tentar participar das feirinhas”, diz Silva.
Na simpática tenda, copinhos coloridos traziam, além da especialidade – os bonsais -, cactos, entre outras opções.
Perto dali eu fui atraída por uma voz alegre falando sobre os tipos de pedras e seus significados. Na Kombi do casal Paulo Cesar, de 47 anos, e Fabiana Vieira, de 50, brilhavam vários colares e pulseiras feitos de pedras coloridas. Em pouco tempo eles relataram as viagens e aventuras que passaram à bordo do veículo.
O casal, que já trabalha há mais de 30 anos com os acessórios, costuma participar da Feirinha da Servidão, que acontece sempre no segundo domingo do mês. De acordo com eles, a participação na Feirinha do Garcia é importante para conseguir atingir o público da região.
Em meio ao colorido, ao verde, ao sustentável, ao artístico, a leveza da feirinha afastava o temor do domingo. Uma alternativa saudável e inteligente de conectar as pessoas e envolvê-las em um espaço para todos. Que seja a primeira de muitas.