GALERIA – Como foi o sábado no Fesbraer, maior evento de aeromodelismo da América Latina, em Gaspar
Mais de 300 pilotos e mil aeromodelos participam do evento, no Clube Asas do Vale
Mais de 300 pilotos de todo o Brasil e também do exterior participam da 36ª edição do Festival Brasileiro de Aeromodelismo (Fesbraer), que acontece até domingo, 23, em Gaspar. Este é considerado o maior evento de aeromodelismo da América Latina.
O evento iniciou na última sexta-feira, 21, e tem reunido um grande público na sede do Clube de Modelismo Asas do Vale.
Mais de 1 mil aeromodelos de todos os tipos e tamanhos circulam pelo clube e atraem a atenção dos apaixonados por aviação.
O Fesbraer não tem caráter competitivo, ou seja, é um evento de confraternização para os aeromodelistas do país.
“É um momento de congraçamento. Aqui temos aviões de todos os tipos e tamanhos, do Brasil e do mundo”, destaca o presidente do Clube Asas do Vale, Rafael Eduardo Scharf.
O festival tem entrada gratuita. Dentro do clube, o público conta com diversas atrações, como feira de artesanato, food trucks, parque de brinquedos infláveis e, claro, o show dos aviões no céu.
Os pilotos dos aeromodelos se revezam na pista central e demonstram todas as suas habilidades com o controle remoto, executando várias manobras radicais.
Cada aeromodelo tem um tempo determinado para ficar na pista e fazer suas acrobacias. A cada manobra, o público vai ao delírio.
Na tarde deste sábado, 22, o evento contou com uma participação surpresa da Esquadrilha da Fumaça, que fez um voo rasante na pista central do clube, arrancando aplausos do público.
“A cidade de Gaspar abraçou o Clube Asas do Vale e estamos fazendo um grande evento, para toda a família. Com certeza, esta edição é uma das maiores que já realizados”, destaca o presidente do clube.
Participação argentina
A equipe ST Jets, veio diretamente de Buenos Aires, na Argentina, para participar do Fesbraer.
Eles trouxeram a réplica de um Boing 767, de 85 quilos, para homenagear o amigo Cliver Ripani, que morreu em 2020 vítima da pandemia de Covid-19.
Cliver foi quem construiu o aeromodelo há 14 anos, e esta foi a forma encontrada pelos amigos para homenageá-lo.
“O avião levou dois anos e meio para ser fabricado. Esta é a primeira vez que participamos com este avião. Decidimos fazer um homenagem a ele, que foi o seu construtor”, destaca Sergio Testa, o piloto do aeromodelo.
Também da Argentina veio Federico Gener, de 13 anos. Ele trouxe um aeromodelo Extra 300 Carden Edition, da fabricante argentina Hangar 9.
Ele pilota há um ano, e entrou no mundo do aeromodelismo por recomendação de um amigo. “Comecei a pilotar e gostei muito”, diz.
Piloto no trabalho e nas horas vagas
Luis Tiago Racanicchi veio de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, para participar da Fesbraer. “Este é o principal evento do Brasil, já participei de várias edições e não poderia deixar de participar desta também”.
Ele trouxe para o evento a réplica de um Extra NG, fabricado pela Skywing, com motor de 170 cilindradas.
Luis atua como piloto de avião, e nas horas vagas, ocupa seu tempo com aeromodelismo. “Comecei aos 14 anos. Sempre gostei muito de avião. Sou piloto de profissão e tenho como hobby o aeromodelismo, uma paixão dupla”, diz.
Programação
O Fesbraer segue até este domingo, 23, às 18h. O evento acontece na rodovia Jorge Lacerda, 4100, em frente a Bunge, em Gaspar.
A entrada é gratuita para o público, mas o estacionamento custa R$ 20.
Confira os horários
Domingo, 23 de abril
7h30 – Abertura dos caixas
9h30 – Briefing pilotos
10h às 10h15 – Atração Full Scale – RV4 Show
11h às 11h30 – Janela exclusiva Asas do Vale
14h30 – Briefing pilotos
16h – Campeonato de avião de papel
16h30 às 17h – Janela exclusiva Asas do Vale
18h – Encerramento dos caixas