GALERIA – Confira algumas das atrações do Colmeia, evento que ocorre em Blumenau
Programação para este domingo, 27, inicia a partir das 10h
Mais uma edição do Colmeia, tradicional evento de cultura, ocorre em Blumenau neste fim de semana. Neste sábado, 26, o público acompanhou diversas apresentações e exposições artísticas, e também pode participar de algumas oficinas.
Guilherme Henrique Kopsch, moderador do GT de Saúde Mental, comenta que o Colmeia ficou parado durante o período da pandemia e voltou em 2022. “Foi um período turbulento, sem muitas atividades e depois foi voltando. Eu acho que ainda é um período de readaptação depois da pandemia. Esse é o segundo evento após o período e tem essa troca de moderadores, trazendo inovação para o Colmeia”, comenta.
Os moderadores comentam que o Colmeia proporciona uma experiência diferente para os participantes, que podem ter acesso à cultura, e também para quem organiza o evento.
Acessível para todos
Michele Cristina dos Santos, moderadora do GT Hip Hop, ressalta que a proposta do Colmeia é levar arte para quem não consegue acessar. “É trazer para o Teatro Carlos Gomes, que é um espaço totalmente elitizado, artistas que não conseguem estar aqui expondo sua arte, pessoas que não conseguem pagar um ingresso para assistir apresentações. A nossa proposta principal é levar arte para todos, especialmente para quem não consegue acessar o teatro”, salienta.
Neste ano a organização buscou expandir a arte acessível para pessoas com deficiência como cegos, surdos e cadeirantes. “Pensamos desde a organização até a apresentação espaços para essas pessoas para que a arte seja inclusiva e não exclusiva”, comenta Michele.
Cultivando a cultura
Fidel Limas, de 32 anos, morador do bairro Garcia, levou os filhos Francisco e Pedro, ambos com 4 anos, para aproveitarem o evento. Ele já participa do Colmeia desde a primeira edição, sempre como espectador. “Vinha mais pela parte musical, inclusive hoje foi também, mas agora com as crianças tem bastante coisa para eles verem, desenhos, esse espaço para eles poderem pintar então eu consegui incluir eles nesse passeio”, comenta.
Para ele, a relação com a cultura já é muito presente e isso é passado para os filhos de forma natural. “Aqui é um lugar em que eles veem isso fora de casa também, mas com certeza é importante para todos terem o estímulo de criatividade, social e ver algo além do trabalho, que a cultura é tão importante quanto qualquer coisa na nossa sociedade”.
Importância da arte
Marcos Braga, 22, e Gabriela Vanderson, 19, que já participaram de outras edições, aprovaram o Colmeia deste ano. “Incrível, praticamente todas as coisas me chamaram atenção, principalmente a galeria de obras artísticas que é muito colorido, tem coisas muito sentimentais e sensíveis relacionadas a qualquer coisa, a dança contemporânea que eu nunca vi, a capoeira”, diz.
Marcos, que atua no ramo das artes escrevendo roteiros, avalia que eventos como o Colmeia são importantes. “Isso é muito bom pois esse teatro é algo pago por pessoas que têm mais dinheiro e abrir para comunidade é algo muito importante, pois muitos não tem contato, não tem dinheiro ou tempo, ter um ambiente assim é muito importante para todos, ainda mais no Brasil”, comenta.
Neste domingo, 27, a programação continua a partir das 10h. Confira aqui programação completa.