GALERIA – Confira como está sendo retomada do Stammtisch Blumenau
Organizadores celebraram sol deste domingo e oportunidade de reunir grupos
A mudança de data não abalou os festeiros da 29ª Stammtisch Blumenau. Após mais de dois anos aguardando a retomada do evento, eles se reuniram com muita alegria, música e chope na rua XV de Novembro neste domingo, 4.
Dentre as barracas, era possível encontrar pratos como o tradicional entrevero, carreteiro, sanduíches e tábuas de frios. Além, é claro, de muita bebida. Além do chope, algumas barracas ofereciam destilados, aperitivos e até contavam com produção de caipirinhas de frutas diversas.
Os banheiros químicos espalhados pelo Centro de Blumenau deram conta dos usuários e havia poucas filas. Entretanto, a proibição de uso de cigarros eletrônicos e narguilé não foi levada tão a sério em algumas barracas.
Ainda assim, o evento seguiu com a tradição de contar com integrantes de todas as idades. Muitas famílias, dos filhos aos avós, se reuniram no evento. Até mesmo alguns cachorros estavam presentes.
Desde o primeiro Stamm
O grupo Abobó, nome que surgiu de Amigos Bons de Bola, se orgulha de ser o único que participou de todas as edições do Stammtisch Blumenau. Os encontros de segunda-feira, que começaram para jogar futebol, hoje acabam sendo mais acompanhados por bocha, dominó, cacheta e general.
“Quando a idade avançou fomos para esportes menos radicais”, brincou Lindomar Dorow, um dos organizadores do grupo. “A ansiedade para voltar era grande. Apesar da transferência de dia, não tivemos nenhum problema. Foi excelente, porque o dia hoje está lindo”.
Os amigos se reúnem há 44 anos. Normalmente em cerca de 20 pessoas, mas estavam em 12 no evento deste domingo. Segundo Lindomar, o feriadão fez com que muitos acabassem viajando. Ainda assim, não faltou mignon de porco, pão caseiro, heringsbrot e frios.
“Desmarcamos a viagem para estar aqui”
O casal Édson Rodrigues Pereira Júnior e Joice Bernardi, fundadores do grupo Passa Bola, estavam com uma viagem marcada para o feriadão. Entretanto, quando souberam que o Stammtisch tinha sido agendado, abriram mão do passeio para estarem em Blumenau.
Com cerca de uma década, o grupo foi criado a partir de uma união dos grupos do KiBatata e Amigos do Zé Branquinho, mascote do consultório de odontologia no qual o casal trabalha. Desde o início, eles contam com a banda.
Tradicionalmente, Marcelo da banda Cavalinho é quem traz a música. Porém, com a mudança da data, ele já tinha outro compromisso agendado. Eles então reuniram um grupo de última hora.
“Hoje foi muito melhor”
O grupo C4’S Confraria está presente no evento desde 1999. Organizador desde 2006, Éder Lungen também faz parte da associação responsável pelo Stammtisch Blumenau. Ele comenta que houve algumas reclamações no sábado sobre adiar o evento. Mas tudo mudou no domingo.
“Poderia ter acontecido ontem, mas hoje foi muito melhor. Hoje todos os comentários sobre a troca foram positivos. Como a previsão já era essa, estávamos bem cientes e tínhamos plano B para tudo. Algumas pessoas que vieram de longe já se planejaram para passar o fim de semana aqui”, conta.
“Estávamos loucos para juntar a galera e tomar uma. Agora vamos aproveitar bem”, reforça. Galera essa que não era pequena. A barraca contava com quase 60 pessoas, com direito à música ao vivo.
Veja mais fotos do evento:
– Assista agora:
Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região