GALERIA – Confira como ficou salão do Teatro Carlos Gomes após restauração em Blumenau
Ato para mostrar como o local ficou aconteceu nesta quinta-feira
Na manhã desta quinta-feira, 4, o Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, abriu as portas para mostrar mais uma etapa concluída das reformas e revitalizações que estão sendo feitas no local. A atração principal durante a manhã foi o Salão de Festas, que passou por uma grande restauração.
A primeira etapa foi apresentada em janeiro, onde o novo auditório Heinz Geyer recebeu uma nova pintura, ressaltando seus aspectos arquitetônicos e o estilo Art Déco. Além disso, na época, outra mudança significativa foi na identidade visual da marca do Teatro.
Dessa vez, o grande destaque foi para o Salão de Festas, que foi pensado e projetado pelo arquiteto Thiago Mondini, também responsável pelos projetos anteriores. Conforme o explicado, a revitalização evitou ao máximo mexer na estrutura e nos materiais do Salão, já que é um espaço histórico e os materiais se mantiveram com boa qualidade apesar do tempo.
Para Thiago, estar fazendo parte de um projeto tão grande é muito gratificante já que sonhava em poder realizar revitalizações no local. “O Teatro é como uma segunda casa para mim, então enquanto eu passeava por aqui, ficava pensando em como restaurar o local. Ter a oportunidade de ser colocado em um projeto como esse é muito importante”.
Ele conta que toda a restauração foi feita pensando no movimento de Art Deco, seguindo as necessidades da arquitetura contemporânea, mas, ao mesmo tempo, mantendo as características do projeto original da década de 1930 e 1940.
“Procuramos apenas realçar a beleza do local, realçar essas linhas da Art Deco, que são muito marcadas, muito geométricas. Não precisamos fazer intervenções grandes na infraestrutura, então apenas mudamos a pintura e o grande diferencial foi retirar todas as cortinas antigas que escondiam a arquitetura do salão e colocar cortinas novas em veludo escuro. Isso foi escolhido para trazer um ar de nobreza ao espaço e ajudam a valorizar a arquitetura antiga”, finaliza.
Confira fotos de como ficou o local:
Ainda durante o evento, foram abertas a portas para visualizar como está ficando a praça em frente ao Teatro, que também está passando por uma revitalização. Até o momento, toda a vegetação do local foi retirada, e um novo projeto, com novas plantas, está sendo pensado.
Segundo as informações, o projeto também prevê a substituição de toda a parte elétrica, a troca da iluminação, a instalação de um sistema de irrigação no jardim, e ainda a instalação de câmeras de segurança conectadas à central da Polícia Militar. Conforme o cronograma, a praça deve ser entregue ainda no fim de abril.
Confira: Praça do Teatro Carlos Gomes vai passar por revitalização a partir de março em Blumenau.
O projeto de revitalização será executado por meio de recursos próprios de empresas e empresários, como Altenburg, Blumenau Iluminação, Cartondruck, Intelbras, Ivo Hering, Parque Vila Germânica, Rede Cooper e Viacredi e contará com o apoio de Ana Holzer. A Prefeitura de Blumenau entrará como uma parceira na manutenção.
As reformas do Projeto de Reparo e Manutenção são viabilizadas pela Lei Rouanet, através do Ministério da Cultura, com aporte das empresas AgroTimbó, Altenburg, Bermo, Blukit, Blumenau Iluminação, Breitkopf, Cartondruck, Dicave, Gráfica 43, Havan, LCR Motos, Malhas Wilson, Senior Sistemas, Tarpan e Weg, e o suporte de indivíduos engajados, incluindo Dietmar Piske e Leonardo Zipf.
Toda a pintura teve o apoio da Tintas Coral e Tintas Benedett, por meio do Movimento Tudo de Cor. Além de contar com o apoio da Bella&Co., Spengler Decor e EcoFiber.
Leia também:
1. Rua de Blumenau ficará interditada neste fim de semana para obras de drenagem
2. Prefeitura vai alterar sentido de duas ruas do bairro Vila Nova, em Blumenau
3. Blumenau vai receber apresentação gratuita de teatro nesta quinta-feira; saiba como assistir
4. Mulher fica presa às ferragens após carro capotar em Blumenau
5. Blumenau confirma sexta morte por dengue em 2024
Veja agora mesmo!
Conheça o atleta que é considerado um dos maiores nomes do handebol de Blumenau: