GALERIA – Confira imagens do estrago causado pelas chuvas no Vale do Itajaí
Fotos e vídeos feitos pelos moradores mostram como região foi prejudicada
Com o nível do rio chegando aos 9 metros às 20h desta quarta-feira, 4, Blumenau segue em estado de prontidão. Apesar de a previsão ser de que a chuva não dure até quinta, diversos registros de alagamento e ocorrências foram feitos durante o dia.
Um dos pontos que causou maior polêmica foi o Parque das Itoupavas, inaugurado há um ano. Localizado abaixo do nível da rua, o espaço já foi pensado para ser alagado. Apesar de os banheiros e área administrativa ficarem elevados, o parque ficou embaixo da água:
Ao menos duas ruas de Blumenau ficaram temporariamente interditadas para retirada de árvores. Ambos incidentes ocorreram no início da tarde, por volta das 13h. Na rua Hermann Barthel, na Velha Central, um carro foi atingido pelos galhos. Entretanto, a prefeitura afirmou que não houve danos.
Na rua Júlio Michel, no bairro Fortaleza, as árvores que caíram danificaram uma fiação elétrica que fica na rua, e por isso, a Celesc foi acionada para realizar a poda no local.
Muro não suportou a chuva em Ilhota
No município de Ilhota, um muro não suportou o peso das chuvas e desabou durante a manhã desta quarta-feira, 4. A edificação faz parte do cemitério municipal da cidade, na rua Leoberto Leal. Felizmente, ninguém ficou ferido.
Gaspar entra em estado de alerta
Com o nível do rio chegando a 6 metros, o município de Gaspar entrou em situação de alerta às 19h desta quarta-feira. A partir de 6,20m a água pode começar a invadir as ruas.
As equipes da Defesa Civil seguem nas ruas monitorando e auxiliando a população e um abrigo já está sendo aberto para receber famílias que possam ser atingidas. Qualquer emergência deve ser informada pelo telefone 199.
Até as 19h a Defesa Civil de Gaspar registrou 32 ocorrências, sendo 15 bairros atingidos. Entre as ocorrências estão 15 deslizamentos, 5 quedas de árvores, 2 alagamentos e as demais foram ocorrências diversas ou avaliações de risco não confirmadas.
Indaial também registrou alagamento
Outro município vizinho que está acompanhando de perto o nível do rio é Indaial. Às 18h a água chegou a 5,91 metros, representando estado de emergência. Durante a tarde, algumas ruas precisaram ser interditadas:
Ainda durante a manhã o município já havia registrado uma queda de muro em uma residência na rua Marechal Deodoro da Fonseca e duas de árvores nas ruas Tubarão, Palotina e Melvin Jones. Às 15h uma família precisou sair da casa, na rua Massaranduba, bairro Rio Morto, após um deslizamento invadir o imóvel.