GALERIA – Conheça alguns dos cães que participaram da 28ª Cãominhada em Blumenau
Evento gratuito teve mais de 1,2 mil inscrições
Mais de 1,2 mil pessoas participaram da 28ª edição da Cãominhada em Blumenau, que ocorreu na manhã deste domingo, 6. Centenas de famílias levaram seus cães para passear em volta dos Parques Vila Germânica e Ramiro Ruediger. O evento gratuito contou com a participação de moradores de Blumenau, Brusque, Gaspar, Ilhota e região.
Durante todo o trajeto a Guarda Municipal de Trânsito de Blumenau esteve presente para orientar os motoristas. O passeio iniciou às 9h e no decorrer do caminho foram colocados pontos de hidratação para os cães e os tutores.
Bom para os cães e tutores
Bruno Anibal de Oliveira, morador do bairro Escola Agrícola, tem oito cães e escolheu o Astor para levar na Cãominhada. A família está reformando a casa para comportar todos os bichinhos e por isso, neste momento, o Golden Retriever de 2 anos e seis meses está morando com familiares em Brusque.
Segundo Bruno, a filha Evelin de Oliveira, de 13 anos, ama os cães. “O passeio é bom para a vida deles e para a gente também. Diariamente saímos para passear com eles, pois desestressa. Apesar do terreno ser grande e eles ficarem soltos é bom dar uma caminhada para clarear a mente”.
Primeira Cãominhada
Andressa Carvalho Massafra, de 30 anos, comenta que se mudou para Blumenau há dois anos e participou da Cãominhada pela primeira vez neste domingo. Natural de Brusque e morando atualmente no bairro Vila Nova, ela levou os três cães para o evento. O primeiro a chegar na família foi o Poncho, sem raça definida, que foi resgatado e já tem 10 anos.
Como ela tinha o sonho de ter um cão da raça Dachshund, popularmente conhecido como salsicha, Andressa decidiu ter o Chandler, que tem 1 ano e 8 meses, para fazer companhia para o mais velho. Devido à diferença de idade, ela decidiu pegar a Phoebe, que tem oito meses, para fazer companhia. A fã da série Friends aproveitou para dar o nome de dois personagens aos cães mais novos. “Temos três cachorros e moramos em apartamento, então essa é uma ótima oportunidade para eles socializarem e brincarem um pouco”, comenta.
Apaixonados por cães
Daniel Angiolete, morador de Ilhota, participa da Cãominhada há alguns anos. Segundo ele, a esposa Lilian faz brechó no município para ajudar os cães de rua e de abrigo. Os apaixonados por cães levaram três Buldogues para participarem da cãominhada: a Cecília, de 5 anos, Miguel, de 7 anos, e Yasmin, de 6 anos.
“A minha esposa nunca teve cachorro e a sobrinha dela doou o primeiro. Depois pegamos os outros dois. Nós estamos sempre aqui, pois amamos cachorros”, comenta.
Inclusão aos pets
Marcelo Greuel, secretário de Turismo de Blumenau e presidente da Vila Germânica, avaliou positivamente a edição deste ano. Ele recorda que antes de assumir a Vila, a entrada de cães não era permitida no local, assim como nos parques.
“Estamos muito satisfeitos de poder fazer essa Cãominhada e mostrar que a Vila Germânica é integrada com as famílias e os pets fazem parte das famílias. Estamos fazendo um grande trabalho de aproximação, pois sabemos que o cachorro faz parte da família”, salienta.
Cães para adoção
O Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) também montou um estande para expor os cães que estão disponíveis para adoção. Com mais de 40 cachorros que estão esperando por um lar, a equipe do Cepread aproveita a oportunidade do evento para divulgar os animais que estão disponíveis.
Nesta edição, os cães Temaki e Ledesma, ambos sem raça, participaram da Cãominhada enquanto usavam uma plaquinha escrito “me adote” para chamar atenção do público.
Após o passeio, a organização realizou o sorteio de brindes para os participantes.
Assista agora mesmo!
Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região: