X
X

Buscar

GALERIA – Crianças de creche de Blumenau criam biofertilizante e vendem em “mercadinho” após interesse das famílias

Projeto iniciou neste ano e deve ser mantido para 2025

Uma creche de Blumenau realizou um projeto com os alunos entre 4 e 5 anos que envolve desde compostagem, produção de biofertilizante e até a educação fiscal com a venda dos produtos. Intitulado como “Para além da composteira: brincando e aprendendo educação fiscal desde pequenos”, a ação faz parte do projeto macro da Instituição “Sustentarte”, tendo ações pedagógicas definidas para todo o ano de 2024.

Tudo começou quando a turma construiu uma composteira em sala de aula e coletaram biofertilizante para adubar as plantas da creche. As famílias dos alunos demonstraram interesse no produto e pediram para adquirir o biofertilizante para usarem na horta em casa.

Levando esse pedido em consideração, a creche elaborou um projeto de educação fiscal com a construção de um mercado dentro do educandário. Com isso foi possível realizar a venda do biofertilizante para as famílias interessadas.

O objetivo do projeto é de introduzir conceitos básicos de Educação Fiscal através da brincadeira, para formar cidadãos capazes e conscientes para o exercício da cidadania e entendimento da importância da função social do sistema tributário.

Mercado na creche

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Objetivos do projeto

A diretora Josiane Nascimento explica que através dos projetos as crianças poderão desenvolver atitudes e comportamentos responsáveis em relação ao meio ambiente e a sustentabilidade; compreender o processo de compostagem e a produção do chorume; construir um mercado para brincadeira simbólica de compra e venda; compreender o funcionamento do mercado e conceitos através da brincadeira simbólica; aprender sobre taxas tributárias e a função social dos tributos; conhecer e observar os espaços públicos do bairro Nova Esperança; fortalecer a importância de construção do patrimônio público e espaços de uso coletivo da instituição; conscientizar sobre uso responsável do dinheiro; e fortalecer o vínculo com a Comunidade Escolar.

“E assim, por meio dessa ação, desenvolver conceitos de Educação Fiscal que permeiam a ação de compra e venda, brincando e conscientizando as crianças e indiretamente a comunidade escolar a respeito da importância da receita pública para a vida em sociedade. Com isso, envolvendo ações que promovam a conscientização do valor social do tributo, conceitos básicos de contribuição, transparência, controle e qualidade do gasto público e a importância da conservação do patrimônio público e combate ao vandalismo”, explica a diretora da creche.

Ela ainda comenta que o projeto respeita o tempo das crianças. Segundo ela, durante os meses de maio e junho, foi escrito e estruturado o projeto, bem como o cronograma de ações e a inscrição para o prêmio nacional de educação fiscal.

Criação do mercado

A creche divulgou o projeto para a comunidade escolar no início de julho e começou os preparativos para a construção do mercado no CEI, para realizar a venda do biofertilizante. As famílias foram comunicadas para guardarem embalagens e rótulos que seriam utilizados no mercadinho.

No início do mês de agosto foi realizado um estudo de campo com as crianças no mercado Waltrick, para que elas pudessem observar a organização do estabelecimento, bem como o funcionamento do local.

O mercadinho da creche se chama Heinrich e foi construído em agosto com parceria da comunidade escolar. A inauguração aconteceu no dia 5 de setembro. O mercadinho abre duas vezes na semana para as crianças brincarem, com escalas alternadas. Já a abertura para as famílias, que querem comprar o sabão caseiro e biofertilizante, ocorre a cada 15 dias. O local funcionará até dezembro de 2024 e, de acordo com a diretoria, deve retornará em 2025.

Ponto de ônibus revitalizado

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Conhecendo o patrimônio público

A diretora explica que além do mercado Heinrich, também será dada continuidade nas visitas pelo bairro para conhecer o patrimônio público, participação da Gincana de Educação Fiscal, cumprindo os desafios mensais e também estudo sobre combate à sonegação fiscal e do portal transparência. A creche ainda diz que está programada uma exposição, como mostra de trabalhos para divulgar à comunidade escolar sobre esse projeto.

Até o momento algumas atividades do projeto já foram realizadas, como o estudo de campo pelo bairro Nova Esperança para as crianças conhecerem o patrimônio público; a visita ao mercado Waltrick para iniciar a construção do mercado da creche; a construção do mercado Heinrich no CEI; confecção da logomarca do mercado; confecção do cartão do mercado, que cada criança tem o seu para comprar no mercado; confecção dos rótulos do biofertilizante e do sabão caseiro; cupom fiscal personalizado do CEI; reestruturação do ponto de ônibus; visita ao dique da Fortaleza com a Defesa Civil; e uma eleição de representantes do governo – em simulação de estudo sobre a importância da receita pública para a vida em sociedade.

Segundo Josiane, as crianças estão empolgadas e participativas com o projeto. “Elas são extremamente cuidadosas com o mercado e com o desenvolvimento desse projeto. O que mais gostam é das experiências de campo, sair e fazer visitas aos patrimônios, estudar sobre o bairro”, acrescenta a diretora.

Visitas pelo município

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Leia também:
1. VÍDEO – Câmera registra homens assaltando loja de conveniência próxima ao batalhão da PM em Blumenau
2. Deputados aprovam criação de cadastro de pedófilos e agressores sexuais em SC
3. Homem de 51 anos fica ferido após ser atropelado por motocicleta em Blumenau
4. Eletrobras conclui etapa de modernização da Subestação Blumenau
5. Homem é preso após ser flagrado pulando muro com bicicleta furtada em Blumenau


Veja agora mesmo!

Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições: