GALERIA – Fenatib inicia programação com peça sobre Guerra do Contestado e recebe alunos de diversas escolas de Blumenau
São esperadas mais de 10 mil crianças durante os oito dias de Festival
O 25º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau (Fenatib) já começou no Teatro Carlos Gomes. Na manhã desta sexta-feira, 15, crianças e adolescentes de diversas escolas da cidade encheram o auditório Willy Sievert para prestigiar o espetáculo “Contestados”, apresentado pela Cia Mútua, de Itajaí.
A cerimônia que marcou o início da 25º edição aconteceu na quinta-feira, 14. A celebração também contou com a apresentação do espetáculo Circo das Coisas, pela Cia. Circo de Bonecos, de São Paulo. Porém, o festival começou, oficialmente, nesta manhã, com a peça que retrata a história da Guerra do Contestado.
Contestados
A peça “Contestados” é de autoria de Gregory Haertel e direção de Willian Sieverdt. Com duração de 55 minutos, o espetáculo é indicado para a partir de 12 anos de idade.
A apresentação conta, de forma didática e através de duas protagonistas, o que foi o conflito que aconteceu entre 1912 a 1916 na região Sul do Brasil, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina. O espetáculo retrata o que a briga pela extensa área de terra custou para a população, que viveu uma das mais dramáticas guerras que já aconteceram em solo brasileiro.
Confira fotos da peça
Veja um trecho do espetáculo
25º Fenatib
O Fenatib vai até o dia 22 de setembro, nas salas do Teatro Carlos Gomes e da Secretaria Municipal de Cultura, nos horários matutino, vespertino e noturno. No total, 17 grupos, de seis estados brasileiros, se apresentarão nos espaços do Festival, sendo o Teatro Carlos Gomes, Secretaria de Cultura, escolas e praças.
A edição também contará com homenagens ao Fenatib, com a presença da Academia Catarinense de Letras e Artes, apresentando um concerto didático sobre as obras de Dorival Caymmi. O evento estará aberto ao público neste sábado, às 14h30, no pequeno auditório do Teatro Carlos Gomes.
Além disso, haverá seminários dedicadosao tema de palhaçaria e comicidade, com três representantes do cenário brasileiro nessa área. Também terão cinco oficinas, sendo uma delas apresentada nas escolas, disseminando informações acerca da inclusão social, com apresentação de libras.
“É uma uma formação que a gente acaba fazendo com contação de história, mas que é fundamental para esse crescimento dessas crianças aprendendo um pouco sobre a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência”, explica a idealizadora, coordenadora do Festival e presidente do Inarti (Instituto de Artes Integradas de Blumenau), Maria Teresinha Heimann.
Programação e expectativas
A programação completa está disponível neste link. A participação é gratuita e aberta a todos os públicos. Maria Teresinha Heimann compartilha quais são as expectativas para essa edição.
“O Fenatib neste ano é o ano da colheita, o ano de comemorar as 25 edições que já foram, e a que está sendo realizada. A nossa estimativa é de uma plateia próxima de 10 mil crianças e adolescentes, além do público adulto.”
Assista agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro Velha Central mantém tradição secular na comunidade: