GALERIA – Jornal O Município Blumenau realiza abertura de exposição sobre clubes de caça e tiro no Norte Shopping
Público poderá acompanhar a exposição a partir desta sexta-feira, 1º
O jornal O Município Blumenau realizou o lançamento da exposição “No Alvo da História” na noite desta quinta-feira, 31. O evento foi promovido no Norte Shopping e contou com a presença de autoridades, praticantes de tiro ao alvo e alguns convidados. O evento faz parte da programação do jornal para celebrar os 173 anos de Blumenau, além de iniciar as comemorações para os seis anos de O Município Blumenau.
O espaço, que será aberto ao público a partir desta sexta-feira, 1º, conta com peças de trajes históricos, armas, faixas, coroas, troféus e medalhas. Com auxílio da Secretaria de Cultura através do Museu de Clubes de Caça e Tiro, uma curadoria e ajuda especial de Jane Maba, diretora social da Associação dos Clubes de Caça e Tiro, foram reunidos diversos itens no Norte Shopping que representam a cultura dos clubes.
Além dos itens expostos, também serão disponibilizados durante todo o mês de setembro jogos para que, quem não conhece a tradição dos clubes, possa interagir e se divertir. O espaço, que pode ser prestigiado pelo público de forma gratuita, fica localizado ao lado da praça de alimentação do Norte Shopping. A programação segue até 30 de setembro com a exposição que permite que o público conheça um pouco do acervo do Museu dos Clubes de Caça e Tiro.
Documentários
No local, o público também poderá ver trechos dos documentários produzidos pelo jornal O Município Blumenau que falam sobre cinco associações de Clubes de Caça e Tiro espalhados pela cidade e, com isso, contam também a história da colonização.
O projeto foi produzido pela repórter do jornal O Município Blumenau, Alice Kienen, para celebrar os 173 anos de fundação de Blumenau. Além de contar parte da história da cidade, também antecipa as comemorações os seis anos de O Município Blumenau.
Valorizando as tradições
Claudio Schlindwein, diretor executivo do Grupo O Município, diz que a vocação do jornal é ser regional e levar informações da região. “Quando a gente tem um projeto como esse que fala do Alvo na História e traz os Clubes de Caça e Tiro, nós damos um mergulho nas origens, raízes, tradições e na cultura que moldou e molda a sociedade atual”, salienta.
Para ele é importante as pessoas conhecerem essa cultura para entenderem o contexto em que estão localizadas, sendo o Clube de Caça e Tiro uma das principais fontes para promover esse entendimento, visto que ali há união, solidariedade, esportes e lazer.
Ele cita ainda que o jornal O Município Blumenau já celebrou o aniversário da cidade em diversas formas como a recriação de fotos antigas, para mostrar como a cidade mudou e os documentários sobre os casarões históricos.
“O jornal sempre procura temas que tenham aderência com a cidade e estão ligados com a nossa cultura. Isso é um presente que nós queremos dar para os 173 anos de Blumenau e já começa a ser o preparativo para celebrar o aniversário do portal O Município Blumenau, que acontece em outubro”, frisa.
Diogo Mohr, gerente comercial do jornal O Município Blumenau, comenta que muitos bairros se criaram e se transformaram dentro dos Clubes de Caça e Tiro. Ele cita a região da Itoupava, que concentra o maior número dos clubes.
“O fim de semana dessas pessoas é dentro dos clubes brincando, jogando baralho, dominó e bolão. Essa é a tradição que se mantém viva há mais de 100 anos e isso veio junto com os imigrantes para Blumenau. A contribuição dessa exposição é para manter viva a tradição e que as pessoas entendam a função dos Clubes de Caça e Tiro, que hoje já não tem mais a caça, mas mantém o tiro esportivo”, salienta.
Reconhecimento da sociedade
O prefeito Mário Hildebrandt parabenizou a realização do evento e o fortalecimento do Clubes de Caça e Tiro de Blumenau e desta tradição. “Resgatar a história dos clubes e trazer para o shopping é importante. Isso mostra o início da caminhada para quem não conhece o contexto histórico de Blumenau”, afirma.
O presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Almir Vieira, informou que os clubes tratam de tradição, economia e família. Além disso, pontuou a importância de respeitar a tradição e que isso significa representar Blumenau e a história.
O superintendente do Norte Shopping, Fernando Barbosa Cairo, agradeceu a oportunidade de realizar a exposição em parceria com o jornal O Município Blumenau. “Somos uma casa expoente, parabenizamos e festejamos a cultura da cidade. Temos esse DNA e gostamos de receber as pessoas”, frisou aproveitando para convidar o público para prestigiar o espaço.
Joel Vronski, presidente da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, diz que há 38 clubes associados. Ele enalteceu a proposta do jornal O Município Blumenau. “É fantástico uma exposição dessa. Que eu me lembre, essa é a primeira vez e ela ocorre em um local privilegiado. O jornal O Município Blumenau está levando a cultura, a alegria e a tradição”.
A exposição teve como patrocinadores e apoiadores o Norte Shopping, Sam’s Club, Blumenau e Vale Europeu Convention Bureau, Cervejaria Container, Tutano Fogo & Cozinha e a Câmara Municipal de Blumenau.
Assista agora mesmo!
No bar da Zenaide, Sargento Junkes bate papo com o protetor animal Diogo Orsi: