

Eliz Haacke/OMunicípio Blumenau
GALERIA – O que se sabe após uma semana do incêndio na rua XV de Novembro
Escombros do incêndio passam por estabilização e escoramento
Há uma semana Blumenau registrou um grande incêndio que destruiu oito lojas, entre elas sede da Ação Social Catedral São Paulo Apóstolo, na rua XV de Novembro, no coração de Blumenau. Os escombros do que restou do imóvel passam pelo processo de estabilização, escoramento e proteção da fachada frontal.
A reportagem do jornal O Município Blumenau visitou o local na tarde desta quinta-feira, 30. O cenário de destruição ainda atrai os olhares curiosos de quem caminha pela rua XV de Novembro.
A via permanece fechada à circulação de carros. Além disso, por questões de segurança, também foram mantidas as grades em volta da área atingida.
Trânsito na rua XV de Novembro
De acordo com a Prefeitura de Blumenau, o trânsito no trecho da rua XV de Novembro, entre as ruas Padre Jacobs e Presidente John Kennedy, será liberado no sábado, 1.
Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada em conjunto com o Corpo de Bombeiros, após garantias de segurança.
O trânsito no local foi bloqueado para circulação de veículos na quinta-feira, 23, por questões de segurança. Há sinalização de trânsito informando o desvio, além de guardas de trânsito que auxiliam os motoristas.
Perícia no imóvel
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a perícia no imóvel ainda não foi finalizada. Além disso, as investigações sobre as causas do incêndio continuam.
Segundo o 1° Tenente BM Darlan Margotti Modolon, o Corpo de Bombeiros acredita que com o avançar das investigações será possível determinar os fatores que provocaram o incêndio. A estimativa é de que os trabalhos sejam finalizados em até 30 dias.
Ainda não foi definido quando os imóveis serão liberados para que seja realizada a limpeza e a reconstrução do comércio.
Confira fotos dos escombros na rua XV de Novembro
Incêndio na rua XV de Novembro
Por volta das 16h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o incêndio na rua XV de Novembro. Segundo os bombeiros, as chamas começaram no segundo pavimento da edificação e rapidamente se espalharam pelos estabelecimentos do imóvel no térreo.
A equipe dos bombeiros atuou no combate às chamas e rescaldo durante sete horas. De acordo com o relatório, os bombeiros conseguiram confinar o fogo num espaço restrito de aproximadamente 50 metros de largura, evitando que as chamas se alastrassem pelos demais imóveis vizinhos. O trabalho coordenado chegou a ter oito linhas de ataque simultâneas em determinado momento da operação, tanto pela rua XV de Novembro quanto pelo pátio da Igreja Matriz.
Durante o combate, as equipes encontraram várias dificuldades para controlar o fogo, em especial a alta carga de incêndio do local, em razão da grande quantidade de roupas estocadas. Além disso, em razão da fragilidade da estrutura histórica, havia um claro risco de colapso estrutural, o que impediu a ação dos bombeiros no interior da edificação. Por isso todas as ações foram efetuadas pelo lado de fora do imóvel.
O trabalho reuniu 39 bombeiros militares, comunitários e voluntários, de quartéis de Blumenau, Gaspar, Timbó e Indaial. Além disso, os bombeiros também contaram com apoio de efetivo do Samae, da Defesa Civil, da Polícia Militar, da Guarda Municipal de Trânsito e de brigadistas de edificações vizinhas.
Ao todo, 14 viaturas de bombeiros atuaram na ocorrência, apoiadas por quatro caminhões-pipa do Samae e um caminhão-pipa da empresa Schroeder & Schmidt, de Indaial. Estima-se que essas viaturas utilizaram aproximadamente 250 mil litros de água para extinção completa das chamas e rescaldo.
Leia também:
1. GALERIA – Como ficará novo parque linear no bairro Testo Salto, em Blumenau
2. Pavimentação em ruas do bairro Victor Konder deixará trânsito interrompido nesta sexta-feira
3. Saiba como funciona troca de hidrômetros realizada pelo Samae em Blumenau
4. Diálogo e trabalho em conjunto: como Ito quer conduzir Câmara de Vereadores de Blumenau
5. Definidos os semifinalistas do 38º Torneio de Verão de Indaial
Veja agora mesmo!
Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região: