GALERIA – Saiba quais foram os sabores da maior cuca do Brasil servida em Blumenau
Doce quebrou o recorde anterior, que também pertencia ao município
Farofa, banana, chocolate, chocolate branco, kiwi, maracujá, uva, morango e abacaxi foram os sabores da maior cuca do Brasil, servida na tarde desta sexta-feira, 2, em Blumenau, conforme a organização. O corte do tradicional doce foi uma das comemorações do aniversário de 172 anos do município. O evento ocorreu no ginásio da Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen, na Vila Itoupava, e reuniu centenas de pessoas.
Patrocinada pela empresa Veolia Brasil, a comunidade produziu uma cuca de 172 metros. Ao todo, 18 pessoas participaram da produção da cuca que utilizou 280 quilos de açúcar, 615 ovos, 520 kg de farinha de trigo, 115 litros de leite, além das frutas. De acordo com Roberto Fritzke, organizador da produção, o preparo iniciou por volta de 12h desta quinta-feira, 1º, e encerrou às 3h desta sexta-feira, 2.
Recorde batido
Além de saboroso, o doce quebrou o recorde de maior cuca do Brasil, que também pertencia a Blumenau. A conquista foi atestada pelo RankBrasil.
“São Bento do Sul conquistou o recorde em 2017 com 144 metros, mas desde 2018 o recorde é de Blumenau. A prefeitura, em parceria com a Vila Itoupava e o Supermercado Fritzke, após dois anos, retornou com o doce e o tamanho é alusivo ao aniversário da cidade”, pontua o intendente distrital da Vila Itoupava, Leandro Rodrigues da Silva, o Índio.
O marco também foi celebrado pelo prefeito Mário Hildebrandt. Ele elogiou a participação da comunidade que acompanhou o desfile e depois aproveitou para provar o doce. “Além de batermos o recorde, mantemos viva a tradição e a cultura que é a fabricação da cuca nessa comunidade”, pontua.
Celebração em comunidade
A chuva não foi capaz de afastar o público, que se fez presente no desfile cívico e no corte da cuca, surpreendendo a organização. “O evento foi um grande sucesso, mantivemos o desfile, as pessoas estavam muito ansiosas por estes eventos que possibilitam o encontro entre a comunidade. Mesmo embaixo da chuva, a comunidade da Vila Itoupava participou do desfile e no corte da cuca e tivemos mais de 3 mil pessoas de público”, celebra o intendente.
Leandro afirma que a intenção para o próximo ano é de quebrar o recorde novamente, além de fazer um festival da cuca na Vila Itoupava. “Aproveitando que a vila é a mais alemã do Brasil, nós temos muitas padarias de referência. A Vila Itoupava é um recanto germânico, a cuca é um elemento da gastronomia germânica, então fortalecemos as raízes, história e tradição. Temos muito a conquistar sob a ótica cultural e do turismo”.
O prefeito garante que a cuca continuará sendo distribuída no recanto mais alemão do município e afirma que Blumenau correrá atrás do novo recorde.
– Assista agora:
Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região