GALERIA – Veja como foi seletiva de concurso de cosplay em Blumenau
Etapa final será realizada no Japão
Blumenau recebeu a seletiva do World Cosplay Summit (WCS), o maior e mais tradicional concurso de cosplay do mundo, neste sábado, 15. O evento foi realizado no Norte Shopping e contou com quadro duplas participantes. Os campeões participarão da seletiva nacional em São Paulo.
Cosplay consiste não apenas em se fantasiar como seu personagem favorito, como também interpretá-lo. As fantasias e atuações podem ser inspirada em séries, filmes ou jogos. Blumenau foi uma das poucas cidades selecionadas fora das capitais para garantir uma vaga direto para a seletiva nacional. O campeão brasileiro concorre no Japão.
As juradas da seletiva blumenauense foram as campeãs mundiais: Mônica Somenzari, primeira brasileira a vencer o WCS em 2006, e a dupla Jessy e Popes, últimas brasileiras a ganharem a competição, em 2019.
“Já viajei o Brasil todo, até o Acre. Já representei o Brasil na Inglaterra, Estados Unidos, Arábia Saudita e fui cinco vezes para o Japão. O WCS abriu portas para muitos lugares. Faço cosplay há 20 anos, então passei mais tempo da minha vida fazendo isso do que não” conta Mônica, que também é personal trainer e fotógrafa.
“A confecção da roupa é importante, mas a performance vale a nora mais alta. A desenvoltura no palco, uma apresentação com começo meio e fim. Garantir que o público que não conhece o personagem saiba quem ele é”, explica Patri Popes.
“Também é fundamental escolher bem sua dupla, pois precisa ser uma parceria com muita sintonia. É uma pessoa com quem você vai dividir seu mundo”, complementa Jessy Berthi.
Considerada a “Copa do Mundo do Cosplay”, o WCS contou com apresentações musicais inspiradas em animes conhecidos, quizes sobre séries e filmes japoneses e premiações para o público.
Vencedores
Ao todo, quatro duplas concorreram à vaga para a seletiva nacional. Uma delas, interpretando uma cena da série Demon Slayer, não se classificou. Confira a colocação dos demais:
1º lugar: Adri e Rafa, que encenaram a clássica cena do desenho Aladdin, quando o protagonista canta com Jasmine
2º lugar: Pâm e Sthef, que interpretaram Kyo Kusanagi e Leona Heidern do jogo The King Of Fighters
3º lugar: Alexandre e Ricardo, interpretando Talon e Zed, do jogo League of Legends
Em seguida, todos os jovens que estavam fazendo cosplay puderam mostrar suas interpretações. Um dos destaques foi um grupo vindo de Joinville, que se vestiu de personagens da série JoJo’s Bizarre Adventure.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Sobre o World Cosplay Summit
Esta é a 20ª edição do World Cosplay Summit. Criado para celebrar a cultura pop japonesa através da arte do cosplay, mais de 50 nações participam anualmente do concurso. O Brasil faz parte do WCS desde 2006. Foram três títulos brasileiros: na estreia em 2006, 2008 e 2011.
Dentre as 11 seletivas no Brasil, duas foram em Santa Catarina. Além de Blumenau, a Grande Florianópolis realizou um concurso no Continente Shopping, em São José. Após a seletiva nacional em São Paulo no mês de maio, a etapa final será realizada no Japão.
Originalmente conhecido como um concurso de cosplay com performance, o WCS envolve não apenas trajar-se como personagens, mas também interpretá-los em uma cena de até 2 minutos com o uso de coreografias, efeitos especiais, música, jogo de luz e o uso de um telão no qual um vídeo de apoio pode ser exibido, sendo tudo isso planejado e construído pela dupla de competidores, com o intuito de recriar a atmosfera de suas séries favoritas e imergir o espectador no show.
Os vencedores serão consagrados com o título de campeões nacionais e terão sua ida com tudo pago à sede do WCS, em Nagoia, no Japão, além de uma premiação de R$ 3,5 mil para a dupla, para carregar o manto do Brasil e competir contra as demais duplas em busca do grande título mundial.