X
X

Buscar

GALERIA – Voluntários recolhem entulhos do rio Itajaí-Açu, em Blumenau

Movimento Nosso Rio realizou ação na manhã deste sábado, 24

Mais de 100 voluntários participaram de ação para recolher dejetos acumulados no leito e margens dos ribeirões da Velha, Garcia e rio Itajaí-Açu, deve mobilizar quase cem pessoas neste sábado, 24, em Blumenau.

O trabalho aconteceu durante a manhã. Um caminhão foi carregado de lixo retirado do rio Itajaí-Açú.

O movimento, batizado de “Nosso Rio”, pretende recolher plásticos, vidros, metais e outros objetos jogados às margens ou levados pela correnteza. Alguns participantes vão utilizar barcos, jet skis e stand up paddles no rio Itajaí-Açu e alguns trechos dos ribeirões Garcia e da Velha. Outros vão percorrer trechos a pé, nos pontos rasos e onde o acesso permitir.

Os resíduos serão levados para a região do edifício América e em seguida encaminhados para o aterro sanitário, com o apoio do Samae.

A ação integra a programação da Semana da Água na cidade e a ideia de fazer um mutirão ambiental surgiu na área de sustentabilidade da Unimed Blumenau, após ouvir o relato dos remadores do Clube Náutico América sobre o acúmulo de dejetos às margens do Itajaí-Açu.

“Os voluntários percorreram três pontos principais da cidade: ribeirão da Velha, ribeirão do Garcia e no eixo principal do rio, no Centro da cidade. Desde o início, nosso grande objetivo foi tocar na consciência das pessoas, para que fique um legado para as pessoas, que preservem os rios, margens e afluentes do Itajaí-Açu”, destaca Vitor Hellmann, diretor-executivo da Unimed Blumenau.

O projeto teve adesão de parceiros como o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Samae, Semmas, Blumenau a Bordo, Jeep Clube, Clube Náutico América e Clube dos Gincaneiros, além de duas ONGs com forte engajamento ambiental: Água Conecta e Pegada Verde.

Confira mais imagens da ação

Movimento Nosso Rio/Divulgação
Movimento Nosso Rio/Divulgação
Movimento Nosso Rio/Divulgação
Movimento Nosso Rio/Divulgação
Movimento Nosso Rio/Divulgação

– Assista agora:
Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes